Unidade Neonatal inaugura Alojamento Mãe Canguru

A Unidade Neonatal do Hospital Universitário inaugurou nessa semana o espaço Alojamento Mãe Canguru. Com isso, inicia-se a segunda etapa do Método Canguru. O Alojamento é um espaço físico destinado à reinternação da mãe com seu bebê prematuro que recebeu alta da UTI ou UCI Neonatal. Neste Alojamento haverá o preparo pré-alta hospitalar, estabelecendo de aprendizado dos cuidados com o bebê prematuro.

O Método Canguru é uma política pública e está sendo ampliado e fortalecido no Brasil, uma vez que foi incorporado às ações do Pacto Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. A equipe multiprofissional da Unidade Neonatal do HU está tecnicamente capacitada para o projeto.

‘‘Com a inauguração do Alojamento Canguru para realização da segunda etapa estaremos com a implantação completa do Método Canguru para assistência humanizada aos recém-nascidos de baixo peso, proporcionando um cuidado completo e altamente qualificado para estes bebês’’, pondera Lígia Ferrari, a neonatologista e coordenadora da Unidade Neonatal do HU.

Método Canguru

O método consiste em três etapas: a primeira é direcionada para atividades dentro da UTI e UCI Neonatal.; a segunda é a disponibilização do espaço Mãe Canguru; e a terceira, o seguimento ambulatorial dos bebês.

‘‘Estávamos ansiosos para inauguração do Alojamento Canguru. Este espaço é o modelo de atendimento para a realização da segunda etapa do Método, e este sonho se concretizou! Com a inauguração do Alojamento Canguru, para realização da segunda etapa, nós estaremos com a implantação completa do Método. Assim, daremos assistência humanizada aos recém-nascidos de baixo peso, além de proporcionar um cuidado completo e altamente qualificado para esses bebês’’, afirma a enfermeira Patrícia Squarça, da UTI Neonatal.

‘‘O atendimento perinatal tem sido foco prioritário do Ministério da Saúde, tendo em vista que no componente neonatal reside o maior desafio para a redução da mortalidade infantil nas diferentes regiões brasileiras. Um conjunto de ações tem procurado elevar o padrão não só do atendimento técnico à população, mas também propor uma abordagem por parte dos profissionais de saúde que seja fundamentada na integralidade do cuidado obstétrico e neonatal’’, explica, Lígia Ferrari.

Mãe e filho usando o médodo canguru
Alojamento do HU permite explicações sobre o método canguru

Humanização

O projeto parte dos princípios da atenção humanizada: reduz o tempo de separação entre mãe e recém-nascido, favorecendo o vínculo entre ambos; permite um controle térmico adequado; contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; reduz o estresse e a dor do recém-nascido; aumenta as taxas de aleitamento materno; melhora a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido; propicia um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde; possibilita maior
competência e confiança dos pais no cuidado do seu filho inclusive após a alta
hospitalar; reduz o número de reinternações; e contribui para a otimização dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários Neonatais.

‘‘A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical junto ao peito dos pais. Essa posição deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada e que tenha uma rotina assistencial na Unidade neonatal do HU’’, analisa a enfermeira da UTI Neonatal, Jackeline Leoncio.

Método canguru consiste em manter o contato entre recém-nascido e os pais
Carinho e cuidado para o recém-nascido

Confira mais notícias de Saúde aqui n’O Perobal!