Hospital Universitário ganha 40 leitos de UTI Covid-19 adulto

A Direção do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) informa que, no último dia 28, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA oficializou a contratação de mais 40 leitos de UTI Covid-19 Adulto no Hospital. Trata-se da qualificação de 26 leitos já existentes, além da criação de 14 novos leitos de Terapia Intensiva Adulto.

Os 26 leitos qualificados, até então, eram classificados como leitos de Retaguarda Clínica COVID 19 não exclusivos. Eles, portanto, já se encontravam em uso na instituição desde o início do atendimento aos casos de infecção humana pelo Novo Coronavírus no HU-UEL.

O processo de qualificação dos leitos se iniciou no mês de março de 2021. O trâmite levou em consideração a situação epidemiológica da Pandemia no Paraná, em especial nos 96 municípios pertencentes à área de abrangência do Hospital.

HU ganha leitos covid-19 adulto
Leitos vêm para oferecer mais qualidade ao atendimento de pacientes de Covid-19 adultos (Divulgação)

Qualificação de leitos covid

A motivação para a qualificação de leitos foi a constatação, desde fevereiro, da aceleração progressiva na curva de atendimentos de novos casos no HU. Em março de 2021, foi observado um aumento expressivo no número das internações e na gravidade do quadro clínico dos pacientes. Isso resultou na manutenção das taxas de ocupação acima de 100%, em especial dos leitos de UTI Adulto COVID. O HU-UEL é referência regional para o atendimento de casos moderados e graves da COVID-19.

Considerando a necessidade de garantir atendimento qualificado e seguro aos pacientes que aguardavam em fila de espera, o Hospital reorganizou a infraestrutura de leitos de internação, de equipamentos e de profissionais. A reorganização ocorreu para que esses pacientes acessassem a totalidade dos recursos disponíveis na instituição, mesmo não estando internados em UTI’s. Dessa forma, 26 leitos de Retaguarda Clínica COVID não exclusivos foram qualificados com infraestrutura compatível aos leitos de UTI, conforme determinações das Portarias Ministeriais vigentes.

Paralelamente, com a entrega das obras de reforma da área anteriormente utilizada pela UTI Pediátrica do Hospital, foi possível liberar uma ala de 14 leitos no Hospital de Retaguarda do HU. Foi possível estruturar os 14 leitos para o atendimento a pacientes COVID adulto em estado grave, os quais foram ativados em 23 de março.

A partir da apresentação do Projeto de Qualificação e Ampliação de 40 leitos de UTI Adulto COVID à SESA, novamente o Hospital obteve o reconhecimento por parte da Diretoria de Gestão em Saúde quanto à expertise e infraestrutura de qualidade. Em 28 de abril, a SESA formalizou a contratação dos 40 novos leitos de UTI Adulto COVID no HU-UEL.

HU recebe leitos de UTI para Covid-19 adulto
A direção do HU espera uma redução no tempo por espera de leitos, com maior rotatividade na UTI Covid-19 (Divulgação)

Aporte financeiro

A contratação desses leitos possibilitará ao HU receber aporte financeiro e orçamentário por parte do Governo do Estado. A iniciativa vai garantir a manutenção dos serviços prestados, contribuído para a redução no número de pacientes aguardando por leitos no Paraná.

A direção do HU-UEL oportunamente agradece ao Ministério da Saúde, ao Governo do Estado do Paraná e às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde por todo o suporte oferecido ao Hospital, para a manutenção do funcionamento da integralidade da capacidade instalada de leitos COVID disponibilizada.

A diretora-superintendente do HU, Vivian Feijó, ressalta que o aumento na quantidade de leitos vai melhorar a qualidade do atendimento no hospital. Ele passa a contar, agora, com 465 leitos, frente aos 294 leitos disponíveis em março do ano passado.

“O perfil do paciente de Covid, hoje, é mais jovem, com um quadro mais grave e uma taxa de mortalidade maior. Com uma melhora na estrutura, melhoramos, também, a perspectiva de atendimento desses pacientes. Com gratidão, vejo o HU cumprindo a sua missão, no sentido de ampliar a rede de atenção e se fortalecer como um dos maiores prestadores do SUS no Paraná, também no combate à Covid-19”, finaliza. O hospital ainda aguarda o credenciamento dos leitos junto ao Ministério da Saúde.