Universidade institucionaliza Portal de Periódicos Científicos

Com a medida, as 28 revistas científicas da instituição passam a ter reconhecimento legal, carga horária para editores e avaliação.

O Portal de Periódicos Científicos da UEL foi institucionalizado pelos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Administração (CA), por meio da Resolução Cepe/CA nº 36/2022. Com isso, as 28 revistas científicas produzidas na instituição, nas mais diferentes áreas do conhecimento, passam a ter reconhecimento legal, atribuição de carga horária para os editores e mecanismo de avaliação quadrienal com o intuito de estimular uma evolução qualitativa dos periódicos.

Como explica Eduardo José de Almeida Araujo, diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG), antes dessa nova resolução eram reconhecidas como institucionais somente as quatro revistas Semina – Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; e Ciências Sociais e Humanas – publicadas desde 1978 e vinculadas à ProPPG. A partir de então, os demais 24 periódicos, vinculados a Programas de Pós-graduação e a Departamentos, estão finalmente oficializados.

A cada quatro anos, todas as revistas científicas passarão por um ciclo avaliativo com critérios já definidos, que visam definir quais poderão permanecer no Portal. A resolução também define critérios para ingresso de novas revistas científicas que eventualmente sejam criadas na UEL. Segundo Eduardo, todos os pontos do documento foram discutidos com os editores de revistas para uma construção conjunta, a partir das demandas apresentadas por eles. A iniciativa foi encabeçada pela ProPPG, em parceria com o Sistema de Bibliotecas e a Editora da UEL (Eduel).

Visibilidade

Eduardo Araujo considera que essa oficialização atrairá mais pesquisadores de todo o país a publicarem seus artigos científicos nas revistas da Universidade. Uma novidade em relação a isso é a contribuição da Eduel para aumentar a visibilidade das revistas por intermédio dos mesmos mecanismos de busca utilizados para os livros publicados pela Editora, com acesso gratuito.

“Nosso incentivo tem sido principalmente para pesquisadores de outras instituições publicarem em nossas revistas. Uma coisa que contribui para qualificação é evitar a publicação endógena, ou seja, pelos próprios pesquisadores da casa”, explica o diretor.

Portal de Periódicos Científicos

Vinculado ao Sistema de Bibliotecas, o Portal de Periódicos Científicos foi criado em 2008 com o intuito de facilitar a gestão eletrônica das revistas científicas da UEL e disponibilizá-las ao público em um único ambiente.

Segundo Laudicena de Fátima Ribeiro, coordenadora do Portal de Periódicos Científicos, o Sistema de Bibliotecas é responsável por diversas ações para melhor qualidade dos periódicos científicos: revisar e avaliar as revistas; facilitar a indexação nacional e internacional; padronizar as informações, como atribuição de DOI (Identificador de Objeto Digital) e inclusão do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) dos autores; e aprimorar a qualidade dos metadados.

Laudicena conta que todas as revistas são hoje registradas no Google Acadêmico, onde é possível consultar números de citação e divulgação. “Todas essas ações são para agregar valor à publicação e ficar mais fácil para os indexadores e para a consulta”, afirma.

As 28 revistas científicas do Portal de Periódicos Científicos da UEL podem ser conferidas abaixo: