Ingressantes dos cursos da Saúde conhecem projeto SensibilizArte 

Ingressantes dos cursos da Saúde conhecem projeto SensibilizArte 

Participantes do projeto utilizam recursos artísticos para internados em hospitais, buscando humanização no tratamento.

Criado em 2006 de forma voluntária por dois estudantes de Medicina, o projeto SensibilizArte chega ao início do período letivo de 2022 com as portas abertas para receber novos participantes. Tendo se tornado um dos projetos de extensão mais conhecidos dentre as iniciativas desenvolvidas pelos cursos da área da Saúde da UEL, os participantes utilizam recursos artísticos na rotina hospitalar buscando a humanização do tratamento dos pacientes internados no Hospital Universitário e em outras instituições. Música, artesanato, contação de histórias e a arte do palhaço. As linguagens artísticas utilizadas pelos participantes e a dinâmica do projeto foram apresentadas aos alunos recém-chegados dentro da programação do colegiado de Psicologia para a Semana de Recepção dos Ingressantes, que chegou ao fim na noite desta sexta (5).  

Contadora de histórias no projeto, a aluna do terceiro ano do curso de Psicologia Laura Cortez emocionou-se ao falar sobre o SensibilizArte aos ingressantes. “Nosso objetivo é tirar os pacientes daquela realidade e colocá-los em outra bem menos dolorosa”, diz.

Já Rafaela Valentini, aluna do segundo ano do curso de Psicologia, lembrou que a participação nas visitas está vinculada à participação dos graduandos no Simpósio de Humanização em Saúde, realizado na UEL. Ela também lembra que não é necessário ter ampla experiência nas linguagens artísticas escolhidas.

“Temos nossas capacitações, nos preparamos antes de entrar no hospital. Os alunos nunca entram sozinhos, sempre acompanhados dos alunos mais experientes. E é bem desafiador, é um trabalho muito bonito. Não é só contar histórias porque, muitas vezes, você é quem vai ouvir. É muito enriquecedor, você sai uma pessoa diferente. Só tenho palavras positivas para descrever”, completa Rafaela Vivan, também do terceiro ano de Psicologia. 

Vida transformada

Egresso do curso de Fisioterapia da UEL, Mateus Augusto atua na frente do Palhaço e também apresentou um pouco da experiência que, segundo ele, provocou uma profunda transformação em sua vida. De acordo com ele, o objetivo dos “sensibilizartistas” que atuam usando o nariz vermelho não é apenas “divertir” os pacientes e os funcionários. “Não utilizamos a linguagem cômica do palhaço. Temos uma linguagem um pouco diferente, um processo um pouco diferente de outras frentes, com um longo período de capacitação justamente para nos descobrirmos. Porque o intuito não é divertir o paciente e o funcionário. Queremos evidenciar aquela pessoa como protagonista da própria história, fazendo com que ela entenda que ela não é refém daquela condição ou momento”, explica. 

Com dois encontros semanais, a frente do Artesanato desenvolve diversos trabalhos, tanto em uma sala do Hospital Universitário (HU), quanto no próprio Centro Acadêmico do curso de Psicologia. Nesta atividade, os participantes produzem fantoches, brinquedos e lembranças que serão doados, posteriormente, a crianças e adultos atendidos.

“Se é na Pediatria, fazemos algo mais lúdico, por exemplo. O objetivo é trazer um momento de alegria e afeto para quem está no hospital. Não é nem pelo presente em si, mas o que vale é a intenção que colocamos nos artesanatos e poder proporcionar uma autonomia para a pessoa, que pode aceitar ou não a interação”, explica Vithória Berté, aluna do terceiro ano do curso de Psicologia.

O mesmo sentimento é compartilhado pela colega Fernanda Taketa da Silva. “Ver o quanto eles gostaram não tem preço. Muita gente chora de emoção. São coisas muito simples que fazemos e agora estamos abertos a novos participantes”, diz.

O Projeto SensibilizArte é voltado para estudantes dos seguintes cursos: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O principal canal de comunicação com os coordenadores é o @sensibilizarteuel.

Leia também