Curso de Odontologia da UEL completa 60 anos

Herdeiro da antiga Faculdade de Odontologia, curso nasceu da necessidade de cirurgiões dentistas na região.

A UEL completou 50 anos de seu reconhecimento oficial em outubro do ano passado. A instituição nasceu da união de cinco faculdades preexistentes, uma das quais a Faculdade Estadual de Odontologia de Londrina, criada em 1962 e que está completando, portanto, 60 anos.

A Faculdade de Odontologia nasceu da necessidade de cirurgiões dentistas na cidade e na região. Londrina era a “capital mundial do café” e sua rápida expansão demandava o aumento de profissionais de quase todas as áreas. Na época, Londrina tinha mais de 135 mil habitantes e 59 cirurgiões dentistas graduados, além dos práticos. A formação só podia ser obtida em escolas de Curitiba ou São Paulo.

A Associação Odontológica liderou um movimento pela implantação do curso em Londrina, criado pelo Decreto Estadual nº 6.038, de 17 de janeiro de 1962. Apoiado pelo então bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes, o curso foi inicialmente instalado no porão da Catedral, onde permaneceu até 1971. Mais tarde, as instalações do Curso foram transferidas para a Clínica Odontológica, que funcionava no Centro da cidade.

Com o objetivo de formar profissionais para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico e com foco na formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, o curso passou por mudanças curriculares em sua história. Atualmente, está estruturado em módulos de complexidade crescente de forma a integrar conteúdos e favorecer o aprendizado de temas relevantes.

Estrutura

Vinculado academicamente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), o curso é dividido em dois departamentos: Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) e Odontologia Restauradora (ODO). Na pós-graduação, oferece as residências em Dentística, Periodontia, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Odontopediatria.

Entre os inúmeros projetos de ensino, pesquisa, extensão e formação complementar, destaca-se a Clínica Odontológica, particularmente a Bebê Clínica, projeto pioneiro mundial de prevenção e tratamento a crianças antes mesmo da dentição, com ênfase na higiene. Os números da Clínica dão ideia de sua importância para a comunidade: só em 2021, foram 28.131 atendimentos, 86.723 procedimentos ambulatoriais e 1663 procedimentos coletivos (extramuros). A Bebê Clínica realizou, no mesmo período, 5372 atendimentos e 40.428 procedimentos.

Para a professora Maria Luiza Hiromi Iwakura Kasai, chefe do Colegiado do curso, é um orgulho ser egressa de um dos cursos pioneiros e mais bem avaliados do país, por organismos nacionais e internacionais. “É um curso que se destaca por sua qualidade e excelência”, sentencia.

Comemorações

O curso promove um jantar de comemoração nesta quarta (24), que deverá reunir professores e profissionais da área. No evento, será exibido um vídeo institucional mostrando a história do curso.