Curso de Enfermagem realiza cerimônia de Passagem da Lâmpada nesta sexta (12)

Solenidade marca passagem do 3º para o 4º ano e representa transmissão de conhecimento dos estudantes formandos aos mais novos.

Na noite desta sexta-feira (12), estudantes do curso de Enfermagem participam da cerimônia de Passagem da Lâmpada, que marca a ida do 3° para o 4° ano e o início dos estágios no curso de Enfermagem. O evento será no Auditório Cyro Grossi (CCB), às 19h30. Realizada no Dia Internacional da Enfermagem, a solenidade contará com a presença de professores, familiares e amigos dos estudantes, além de profissionais da área da Saúde.

“A cerimônia representa a responsabilidade que os futuros enfermeiros assumem de manterem acesa a ‘chama’ da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniela Biguetti Martins Lopes, do Departamento de Enfermagem (CCS).

Na ocasião, 50 estudantes do 3° ano (turma 68) receberão a lâmpada dos alunos do 4° ano, ato que simboliza a transmissão de conhecimento dos estudantes que estão se formando para os mais novos. “Para os estudantes que recebem a lâmpada, a cerimônia representa um momento muito especial e emocionante, marcando o início dos estágios que são realizados no último ano do curso. Para os estudantes que passam a lâmpada adiante, é uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com a profissão e de celebrar a continuidade de uma tradição tão importante que acontece desde o início do curso”, declara a professora.

A Dama da Lâmpada

O rito de passagem da lâmpada faz alusão à enfermeira Florence Nightingale, que atuou na Guerra da Crimeia entre 1853 e 1856, e com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos no combate. Todas as noites, ela percorria os dormitórios com uma lâmpada a óleo para ver os pacientes, motivo pelo qual se tornou conhecida como “a Dama da Lâmpada”.

Semana Integrada de Enfermagem

Nesta semana, também está ocorrendo a Semana Integrada de Enfermagem UEL, promovida pelo Hospital Universitário (HU) em conjunto com o Departamento de Enfermagem. O evento segue até quinta-feira (11), com diversas palestras, workshops, apresentação de trabalhos e outras atividades relacionadas à área da saúde.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.