Estudantes participam de cerimônia que simboliza passagem para último ano de Enfermagem

Estudantes participam de cerimônia que simboliza passagem para último ano de Enfermagem

Ato simboliza acesso para o último ano de Enfermagem, marcado por estágios presenciais em unidades de saúde e pela realização do TCC.

Cinquenta estudantes do 3° ano de Enfermagem (Turma 68) participaram, na última sexta-feira (12), da cerimônia de passagem da lâmpada, que simboliza o acesso para o último ano da graduação, marcado por estágios presenciais realizados no Hospital Universitário (HU) e unidades de saúde, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), no Dia Internacional da Enfermagem, com a participação da reitora da UEL, Marta Favaro; da diretora do CCS, Andrea Name; e da diretora do enfermagem do HU, Iara Oliveira Seco, além de professores, familiares e convidados.

Durante a solenidade, estudantes do 4º ano (Turma 67) fizeram a passagem simbólica para os novos alunos que integrarão o treinamento no próximo ano letivo. A transmissão é um rito de passagem da responsabilidade para os futuros enfermeiros manterem acesa a chama da busca pelo conhecimento científico e a missão de acolher pacientes.

Representando o 4º ano, Laura Vicentin fez a transmissão simbólica da lâmpada para a acadêmica do 3º ano, Riqueli Alves Oliveira. Seguindo o rito de passagem, as veteranas do 4º ano foram convidadas a acender as lâmpadas dos colegas que iniciarão o período de prática presencial nas unidades de saúde. Todos foram chamados individualmente, o que simboliza a continuidade do compromisso profissional.

A passagem da lâmpada lembra o rito da enfermeira inglesa Florence Nightingale, que atuou na Guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856, e com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos em combate. Ela é considerada pioneira da área, tendo publicado mais de 200 obras, livros, panfletos e relatórios. O Dia da Enfermagem é celebrado na data de nascimento de Florence.

Estudantes do 4º ano fizeram a passagem simbólica para os novos alunos que integrarão o treinamento no próximo ano letivo (Foto: Agência UEL)

Durante a cerimônia, a reitora Marta Favaro lembrou que os estudantes abraçaram uma profissão que implica em vencer desafios diários, a partir da compreensão das dificuldades e das dores dos outros. Ela lembrou da tradição e expertise da Universidade e do HU, em mais de meio século de formação de pessoas e no atendimento referenciado de pacientes em várias especialidades. “Nesse momento da formação acadêmica, vocês conseguem demonstrar que têm essa luz, que é a capacidade de compreender o outro. Isto é uma grande experiência”, destacou a reitora.

Tradição

O curso de Enfermagem da UEL completa 51 anos em 2023. O departamento conta com cerca de 50 professores, distribuídos em oito áreas ligadas à graduação e pós-graduação. Em 50 anos, o curso entregou mais de 3 mil profissionais que atuam em hospitais públicos e privados, Unidades Básicas de Saúde (UBS), na 17ª Regional de Saúde do Paraná, além dos Serviços de Saúde da Prefeitura, como Vigilância Epidemiológica, Central de Regulação de Leitos, SAMU, Maternidades, Hospital do Câncer, entre outros.

A graduação é considerada referência nacional. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPENF) foi criado em 2010 e já formou cerca de 200 mestres e doutores. O curso mantém, ainda, oito programas de residência, implementados gradualmente desde 2005 e que já formaram mais de 350 enfermeiros especialistas. Anualmente, são ofertadas 34 vagas para as seguintes residências: Gerência de Serviços de Enfermagem, Perioperatória, Urgência e Emergência, Obstetrícia, Saúde da Criança, Neonatal, Cuidados Intensivos e Infectologia.

Leia também