Evento marca 30 anos do projeto Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade

Evento contou com a presença de servidores da COU e Bebê Clínica, representantes da Secretaria de Saúde e membros da Administração da UEL.

A UEL, por meio do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (CCS) e da Clínica Odontológica Universitária (COU), comemorou, na noite desta quinta-feira (1º), uma marca importante para todos os envolvidos no projeto de extensão “Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade”, o mais antigo da instituição. Com 30 anos de atividades ininterruptas alcançadas em 2022, o projeto comemora, além da longevidade, um profundo impacto no atendimento à população da região de Londrina, registrando até 17 mil pessoas atendidas por mês. Os objetivos são promover o cuidado com a saúde bucal por meio da orientação e da distribuição de kits com escova de dente, creme e fio dental em instituições de ensino da Rede Municipal de Londrina.

O evento comemorativo contou com a presença de servidores que atuaram desde as primeiras fases do projeto de Extensão, a partir de 1992, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e membros da administração da UEL.

Em seu pronunciamento, a coordenadora do evento, a servidora Lírian Adriana Maria Pereira da Silva, contou um pouco sobre o surgimento do projeto de Extensão, que ocorreu após tratativas com a diretoria da 17ª Regional de Saúde. Com o intuito de homenagear os pioneiros desta iniciativa, destacou o papel do diretor da COU à época, o professor Pedro Carlos Ferreira Tonani, entre outros profissionais.

A coordenadora do projeto de Extensão, a professora Maura Sassahara Higasi, destacou o papel dos servidores envolvidos no projeto. Ela lembra que, além de ser o mais antigo da Universidade Estadual de Londrina, o projeto conta com o maior número de participantes.

Reunindo 83 estudantes do curso de Odontologia da UEL, o projeto está presente em 27 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 28 escolas da Rede Municipal de Londrina. Além destas unidades, outras onze instituições da cidade que atuam com a Educação Especial e a assistência social também recebem os graduandos da UEL para o trabalho, que envolve, também, os pais ou responsáveis e a equipe pedagógica.

“Estou emocionada! Fui aluna participante do projeto na graduação em 1993
e agora estou aqui com a responsabilidade de representar um
projeto tão importante. Quero fazer um agradecimento especial à Gerência de Odontologia do Município de Londrina pela parceria ao longo dos anos, à Clínica Odontológica Universitária da UEL pelo apoio para que o projeto possa ser desenvolvido com excelência e qualidade”, disse a coordenadora.

O evento também contou com a presença do vice-reitor da UEL, Airton José Petris, e do gerente de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Cristino Neto, que representou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. Também estiveram presentes a diretora do CCS, Andréa Name Colado Simão; o diretor da COU, Helion Luno Júnior; a diretora da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Ana Luísa Boavista Lustosa Cavalcante, e a coordenadora do colegiado do curso de Odontologia da UEL, a professora Maria Luiza Hiromi Iwakura Kasai.

Evento reuniu servidores da COU, membros da administração da UEL e da Gerência de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. (Foto: arquivo pessoal).

O evento alusivo contou com o apoio da Proex, da COU, Bebê Clínica e Gerência de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.