Pesquisa recruta voluntários com dificuldades para sentir cheiro pós-Covid-19

Clínica de otorrinolaringologia formada por graduandos busca 30 voluntários de 18 a 65 anos que estejam passando pelo problema, comum a milhares de brasileiros no pós-pandemia.

Pessoas entre 18 e 65 anos que sofrem, há pelo menos três meses, de perda olfatória após contraírem Covid-19 podem participar de uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Excelência em Pesquisa, Ensino e Atenção à Saúde (GEM), que está buscando um tratamento para lidar com o problema, que ainda afeta milhares de pessoas no pós-pandemia. O GEM é uma clínica de otorrinolaringologia formada por alunos de iniciação científica da UEL e profissionais da área médica, coordenada pelo professor e médico otorrino Marco Aurélio Fornazieri, do Departamento de Clínica Médica (CCS).

Para participar, além do critério de idade, a pessoa não pode ter histórico de acidente com trauma na cabeça, de perda olfatória antes da Covid-19, não pode sofrer de sangramento ou tumor nasal e não deve apresentar doenças como epilepsia, rinossinusite crônica, Parkinson, Alzheimer, esquizofrenia e perda grave de memória. Os pesquisadores buscam 30 voluntários.

Divulgação.

A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes de Iniciação Científica (IC) do curso de Medicina Renato Rubia Garcia Junior e Gabriela Hyppolito dos Santos, pela monitora Amanda Beatriz Costa da Silva Bernardino e pelas doutoras em Patologia Experimental Natália Medeiros Dias Lopes e em Ciências da Saúde Ellen Cristine Duarte Garcia, ambas pelas UEL.

O objetivo da pesquisa é avaliar a eficácia do uso de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) concomitante ao treinamento olfatório para o tratamento da perda da capacidade de sentir cheiro após a contaminação por Covid-19 e observar os impactos na qualidade de vida dos pacientes. O PRP é uma concentração colhida do próprio paciente com efeitos anabolizantes e anti-inflamatórios, que ajudam o organismo na cicatrização e recuperação. Também serão observadas as diferenças entre a aplicação do PRP aliada ao treinamento olfatório e o treinamento isolado.

Quem tiver interesse em participar, pode procurar o projeto até março de 2024. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 98262-7085 e (45) 99936-6305.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.