Passagem da Lâmpada marca avanço de ano letivo para estudantes de Enfermagem
Passagem da Lâmpada marca avanço de ano letivo para estudantes de Enfermagem
Cerimônia simbólica é inspirada em enfermeira italiana que atuou na Guerra da Crimeia. Cerca de 50 estudantes vão receber a lâmpada de seus veteranos nesta sexta (10).Às 19h30 desta sexta (10), o Anfiteatro Cyro Grossi será palco da tradicional Cerimônia de Passagem da Lâmpada do Curso de Enfermagem. O evento marca o avanço, para os estudantes do curso, do 3° para o 4° ano da graduação. São esperados os estudantes, seus familiares e docentes do curso de Enfermagem (CCS) da UEL, que, em 2024, completa 52 anos.
O rito da “passagem da lâmpada” é inspirado na enfermeira italiana Florence Nightingale (1820-1910), precursora da Enfermagem Moderna. Durante a Guerra da Crimeia, em meados do século 19, ela utilizava uma lâmpada para visitar soldados feridos em combate e, por isso, tem sua dedicação reconhecida.
Simbolicamente, a lâmpada passou a representar a enfermagem por levar luz onde há doença e sofrimento. Florence publicou mais de 200 obras voltadas à área e no dia de seu nascimento, 12 de maio, é comemorado o Dia da Enfermagem.
Na Cerimônia, os estudantes do 4° ano do curso são responsáveis por passar uma lâmpada aos que estão no 3° ano letivo. Este ato, de acordo com o colegiado do curso, pretende “manter acesa a chama da profissão”. Na ocasião, aproximadamente 50 estudantes receberão a lâmpada de seus veteranos.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.