Passagem da Lâmpada marca avanço de ano letivo para estudantes de Enfermagem

Cerimônia simbólica é inspirada em enfermeira italiana que atuou na Guerra da Crimeia. Cerca de 50 estudantes vão receber a lâmpada de seus veteranos nesta sexta (10).

Às 19h30 desta sexta (10), o Anfiteatro Cyro Grossi será palco da tradicional Cerimônia de Passagem da Lâmpada do Curso de Enfermagem. O evento marca o avanço, para os estudantes do curso, do 3° para o 4° ano da graduação. São esperados os estudantes, seus familiares e docentes do curso de Enfermagem (CCS) da UEL, que, em 2024, completa 52 anos.

O rito da “passagem da lâmpada” é inspirado na enfermeira italiana Florence Nightingale (1820-1910), precursora da Enfermagem Moderna. Durante a Guerra da Crimeia, em meados do século 19, ela utilizava uma lâmpada para visitar soldados feridos em combate e, por isso, tem sua dedicação reconhecida.

Florence Nightingale, inspiração para cerimônia simbólica envolvendo estudantes de Enfermagem (Foto: SPDM).

Simbolicamente, a lâmpada passou a representar a enfermagem por levar luz onde há doença e sofrimento. Florence publicou mais de 200 obras voltadas à área e no dia de seu nascimento, 12 de maio, é comemorado o Dia da Enfermagem.

Na Cerimônia, os estudantes do 4° ano do curso são responsáveis por passar uma lâmpada aos que estão no 3° ano letivo. Este ato, de acordo com o colegiado do curso, pretende “manter acesa a chama da profissão”. Na ocasião, aproximadamente 50 estudantes receberão a lâmpada de seus veteranos.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.