Projeto Safety comemora cinco anos de trabalho sobre a Covid-19
Projeto Safety comemora cinco anos de trabalho sobre a Covid-19
Para marcar a data, será realizado o evento “Covid-19 - uma pandemia para não esquecer"; evento será na segunda-feira (dia 31), no auditório do CesaHomenagens e exibição do filme “Quando falta o ar”, das cineastas Ana Petta e Helena Petta. Esta é a programação do evento “Covid-19 – uma pandemia para não esquecer”, que será realizado nesta segunda-feira (31), às 18h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O evento marca os cinco anos do Projeto Safety, criado em março de 2020 para tratar de informações acerca do coronavírus e da Covid-19. A professora Marselle Nobre de Carvalho, coordenadora geral do projeto, lembra que o desafio principal do projeto era “disseminar informações científicas confiáveis sobre a Covid-19, abrangendo medidas de proteção, vacinas e segurança sanitária.”
A pandemia foi marcada por informações falsas, incluindo o negacionismo científico, ou seja, fake news produzidas e divulgadas por cientistas e técnicos da área de saúde. “Apesar dos desafios enfrentados, como a ausência de financiamento e a alta rotatividade de estudantes, o projeto se consolidou como uma referência em extensão universitária e comunicação científica durante a pandemia, demonstrando a importância do diálogo entre universidade e sociedade.”
Marselle de Carvalho aponta que o projeto, entre outras produções, elaborou 107 boletins informativos, sete boletins especiais, 96 vídeos, duas cartilhas, um e-book, um painel de casos de óbitos de Londrina, um jogo educativo de tabuleiro (Trilha da Ciência) e o manual dos participantes. No canal do projeto no Instagram foram 885 publicações e no Youtube, 168 vídeos.
Conforme a professora, as contribuições do projeto para a sociedade passam por cinco aspectos: o combate às fake news; o apoio a profissionais da saúde, a partir de informações; a acessibilidade e o alcance da informação; a participação multidisciplinar e formação acadêmica; e o reconhecimento e premiações.

“Fomos premiados no 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, destacando-se nas categorias de Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde e Inovação em Comunicação Científica. O projeto também recebeu congratulações da Câmara Municipal de Londrina (CML) pelas suas ações durante a pandemia”, destaca a professora Marselle de Carvalho.
Ela ainda destaca que o projeto envolveu cerca de 200 estudantes e professores de diversos cursos da universidade, durante seus cinco anos. “Assim, promovemos aprendizado prático, incentivando o trabalho em equipe, criando oportunidades para alunos desenvolverem habilidades em pesquisa, comunicação e extensão universitária.”
“Quando falta o ar”
O filme “Quando falta o ar”, de 2021, foi dirigido pelas cineastas Ana Petta e Helena Petta e documenta o trabalho realizado por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de Covid-19, considerada uma das principais crises sanitárias de todo o mundo. Conforme a sinopse, o filme aborda “a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde. O longa revela a face humana da luta coletiva contra o vírus, trazendo a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país.”
O documentário mostra equipes de saúde em locais como “São Paulo (Hospital das Clínicas), Recife (UBS do Morro da Conceição), Pará (Hospital Municipal de Castanhal e equipe de saúde de Igarapé Miri) e Salvador (Complexo Penitenciário Lemos de Brito).” A produção é assinada por Heitor Dhalia, Egisto Betti, Pedro Betti e Manoel Rangel. A duração é de 81 minutos.