Unati abre 2025 com palestra do professor Marcos Cabrera sobre demência
Unati abre 2025 com palestra do professor Marcos Cabrera sobre demência
O professor Marcos Cabrera irá palestrar pelo tema "Ando tão esquecido... Será que tenho alguma demência?"O professor Marcos Cabrera, do Centro de Ciência da Saúde (CSS), irá palestrar durante a abertura do projeto Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati) 2025, que acontecerá na próxima terça-feira (15), às, 14h, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da UEL. O evento é gratuito e o tema da palestra é “Ando tão esquecido… Será que tenho alguma demência?”.
Marcos Cabrera, que é doutor em Cardiogeriatria pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular da disciplina de Geriatria na UEL. Ele também e palestrante sobre prevenção de doenças e sobre envelhecimento e qualidade de vida na terceira idade.
O evento desta terça-feira também contará com uma apresentação cultural do Coro Tempos Dourados, da UEL. Mulheres com mais de 55 anos da comunidade londrinense e da região compõem o grupo e apresentam músicas brasileiras e internacionais, populares e sacras. Além disso, haverá um café com a apresentação do cantor e compositor Tonho Costa. A palestra conta com apoio da Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh) e Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UEL.
Unati 2025
O projeto de extensão Unati tem como objetivo o desenvolvimento de potencialidades do idoso mediante ações socioeducativas, de natureza interdisciplinar, como oficinas, aulas e atividades temáticas. O professor Denílson Castro Teixeira, do Departamento de Educação Física (Cefe) é responsável pela coordenação do projeto.
Teixeira comenta que algumas de suas expectativas para o programa neste ano envolvem o aumento de oficinas e número de professores associados. “Além da possibilidade de inclusão de idoso como aluno especial em algumas disciplinas de graduação”, afirmou.
(*Estagiário de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social).