PADD organiza campanha em favor do Setembro Amarelo

PADD organiza campanha em favor do Setembro Amarelo

A ideia surgiu da noção de que o cuidado com a vida começa pelos detalhes, como sair com amigos ou familiares, praticar atividade física, ter momentos de lazer e de autocuidado.

Assessoria de Comunicação HU

Agência UEL


O Programa de Apoio ao Docente e Discente (PADD) organizou três dias dedicados à campanha voltada ao Setembro Amarelo: Semana de Promoção de Saúde Mental, com o tema “Cuidar da Vida: Cuidar de nós”.  A ideia surgiu da noção de que o cuidado com a vida começa pelos detalhes. Foi pensado para destacar a importância de ações simples e que fazem bem, como sair com amigos ou familiares, praticar atividade física, ter momentos de lazer e de autocuidado.

Foram realizadas várias oficinas, com a presença dos estudantes sentinelas da PADD na organização (estudantes sentinelas, são estudantes dos cursos do CCS que participam do projeto), durante os dias 16, 17 e 18. O primeiro dia ocorreu na Clínica Odontológica Universitária (COU) na UEL. Estudantes da Atlética de Odontologia organizaram o local, incluindo músicas, com a estudante Aline Albuquerque, interna do curso de Enfermagem, e com o grupo Sensibilizarte; foi convidado um profissional de auriculoterapia, atividades como as caixas de desabafo e de mensagens. E contou com presença da diretora de centro Andrea Name.

No segundo dia, foi organizado a “Oficina Refletir”, conduzida pela terapeuta ocupacional Natália Salles, a frente do Artesanato e dos palhaços do grupo Sensibilizarte. O terceiro dia teve interação e atividades com os professores do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), música com grupo Sensibilizarte, meditação com a professora Eleine, coral do HU, “HU em canto”, estudantes do Pockets, Auriculoterapia e a presença da diretora CCS, Andrea Name, e vice-diretora, Carrie Chueire.

O objetivo do evento é de criar um espaço seguro de escuta, acolhimento e diálogo sobre saúde mental, além de conscientizar a comunidade. O aluno Henry Vinicius, estudante do terceiro ano de Enfermagem e participante do projeto, falou o que achou do evento e a importância da PADD: ”Na minha visão esse objetivo foi cumprido, observando o grande número de alunos, docentes e profissionais que conseguimos alcançar e auxiliar de diversas maneiras ao longo deste período. O PADD é um porto seguro dentro da Universidade, pois oferece acompanhamento biopsicossocial e espiritual, fortalecendo a saúde mental”, avalia.  O PADD fornece apoio integral ao discente e docente dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e presta acolhimento, orientações gerais, encaminhamentos e intervenções individualizadas.

Oficinas incluíram atividades dinâmicas para propiciar a interação entre estudantes e docentes
(Foto: AC/HU)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.