Inscrições: Encontro sobre Didáticas e Tecnologias

Os temas estão ligados ao uso de ferramentas tecnológicas no ensino - jogos educativos, uso do Google Earth, podcasts, games e QR Code.

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro de Didáticas e Tecnologias, promovido pelo Grupo de pesquisa DidaTic: Didática Aprendizagem e Tecnologia, ligado ao Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). O evento será realizado de 1º a 2 de dezembro, via Google Meet e pelo canal DidaTic UEL. As inscrições podem ser feitas – AQUI.

Mesas-redondas, workshops e lançamento de livro fazem parte da programação do evento. A mesa de abertura, marcada para 1º de dezembro, às 9 horas, tem o tema “Pós pandemia: quais didáticas, quais tecnologias?”. Debatem a temática os professores Bento Silva, da Universidade do Minho, Portugal, e Marco Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

(Divulgação).

Programação – Serão realizados 14 workshops, em atividades simultâneas, durante os dois dias de evento, das 14 às 16 horas. Os temas estão ligados ao uso de ferramentas tecnológicas no ensino, como por exemplo, jogos educativos, uso do Google Earth, podcasts, games, QR Code, entre outros.

No dia 2, às 19 horas, será o lançamento do livro “Reflexões e Experiências Didáticas com Tecnologias Digitais”. A obra tem como organizadora Diene Eire de Mello, professora do Departamento de Educação e coordenadora do Grupo de pesquisa DidaTic: Didática Aprendizagem e Tecnologia, juntamente com Dirce Aparecida Foletto de Moraes.  A programação completa está disponível no site do evento.

Grupo – O DidaTic realiza estudos e pesquisas no campo das tecnologias digitais, ensino e aprendizagem, buscando compreender e auxiliar as práticas educativas com o uso dos artefatos digitais. O Grupo contempla três projetos de pesquisa e um projeto de extensão – este último criado em junho deste ano para assessorar e capacitar professores para as atividades remotas, durante a pandemia da COVID-19.

O projeto “DidaTic e formação de professores para o ensino remoto: atendimento emergencial à COVID-19” realizou formações para professores do Colégio de Aplicação da UEL, do próprio Departamento de Educação, da Guarda Mirim de Londrina e da Rede Municipal de Educação. Na página do Dida TIC são disponibilizados material bibliográfico, material de apoio e teleatendimento ao professor que necessitar de assessoria.