Professores do Departamento de Ciência da Informação lançam livro sobre mediação

São 23 capítulos em um trabalho organizado pelos professores do Departamento de Ciência da Informação, do CECA.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL

“Perspectivas em mediação no âmbito da ciência da informação”, ebook lançado pela Abecin Editora, reúne 23 capítulos em um trabalho organizado pelos professores do Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), João Arlindo dos Santos Neto, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior e Sueli Bortolin.

A organização do livro nasceu da impossibilidade de realizar, presencialmente, o 3º Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação (EPIM), em virtude da pandemia COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Os trabalhos que compõem a publicação já estavam avaliados e selecionados para o evento. Os organizadores entendem que adiar o encontro para 2021 poderia causar prejuízo aos autores e decidiram compor o ebook.

Capa do livro publicado pela Abecin Editora, com organização de professores da UEL.

O professor Oswaldo Francisco de Almeida Junior afirma que há vantagens e desvantagens em publicar o livro a partir dos trabalhos direcionados para o evento. Ele cita, por exemplo, que há momentos no evento, como os diálogos nos bastidores que são ricos em troca de informações e não captadas em publicações impressas ou digitais. Confira o áudio.

Para a professora Sueli Bortolin, o livro usa no título a palavra mediação, mas os organizadores não apontam um adjetivo definido. “Isso significa que a mediação é um fenômeno estudado na Ciência da Informação em várias vertentes”, comenta a professora. “Portanto, o tema norteador de todos os capítulos é a mediação que recebe diferentes adjetivos no decorrer da obra, entre eles: a mediação oral, da informação, da informação musical, da leitura, da literatura, do livro (com palavras ou de imagem), da memória, da cultura, do tratamento temático da informação. Mediação esta que ocorre em por meio de suporte impresso, digital ou transmidiáticos”.

O professor João Arlindo dos Santos Neto afirma que a publicação digital tem uma grande abrangência, por estar disponível gratuitamente no portal de uma editora nacional, podendo ser baixado por quem tiver interesse, como pesquisadores, professores e estudantes. Isso deve dar maior visibilidade ao trabalho dos autores. Confira o áudio.

Editora – A Abecin Editora tem sede em São Paulo, com foco na publicação de livros e coletâneas nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. A editora-chefe da Comissão Editorial é a professora Zaira Regina Zafalon, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para ter acesso ao conteúdo completo do livro “Perspectivas em mediação no âmbito da ciência da informação” – AQUI.