UEL integra ciclo de palestras do Conselho Regional de Biblioteconomia

É aberto aos bibliotecários, estudantes de graduação, especialização, programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e futuros estudantes.

Por meio do Sistema de Bibliotecas da UEL e do curso de Biblioteconomia, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a UEL participa a partir desta terça-feira (9), às 18 horas, do 1º Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia D@ Bibliotecári@, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia – 9ª Região (CRB9). Com dois encontros semanais, às terças-feiras e quintas-feiras, às 18 horas, o evento será realizado até 31 de março, com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho.

É aberto aos bibliotecários, estudantes de graduação, especialização, programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), além futuros estudantes e comunidade em geral de todo o Paraná. O objetivo é celebrar durante todo o mês o Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março. Com tema “O impacto e as mudanças causadas pela pandemia de COVID-19 no fazer da Biblioteconomia”, o evento reúne profissionais, gestores municipais e professores da área de todo o Estado para debater sobre bibliotecas escolares, públicas, universitárias e especializadas.

(Divulgação)

“É um evento para falar sobre a profissão, os cursos de graduação e a legislação vigente”, afirma Eliane Jovanovich, bibliotecária da Biblioteca Central da UEL, conselheira da atual gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia e coordenadora da Comissão de Divulgação e Valorização do CRB9. Ela conta que a participação de servidores e professores da UEL no evento e destaca o curso de Biblioteconomia da UEL, único presencial do Paraná, que desde 1973 contribui para a formação de profissionais da área em todo o país.

Programação – A abertura oficial, nesta terça-feira (9), às 18 horas, é um bate-papo sobre o Conselho Regional de Biblioteconomia – 9ª Região. A atividade tem a participação da presidente do CRB9, Cristiane Sinimbu Sanches e do vice-presidente, Douglas Lenon da Silva, com mediação diretor técnico, José Guterres Carminatti.

No dia 18, às 18 horas, a diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, Neide Maria Jardinetti Zaninelli, participa do debate “A Biblioteca Universitária em questão”, juntamente com Josefina Aparecida Soares Guedes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Heloisa Helena Anzolin, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).

Para falar sobre “A docência da Biblioteconomia em questão”, no dia 25, o professor João Arlindo dos Santos Neto, do Departamento de Ciência da Informação, do CECA, compõe o debate com as professoras Gabriele Maris Pereira Fenerick, do Centro Universitário Claretiano, e Mirian de Cassia Mascarenhas Mattos, da Uniasselvi.

Também faz parte da programação as atividades do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), nos dias 12, 19 e 31 de março, que serão transmitidas no canal do CFB. Além disso, dia 30, das 10 ao meio dia, será a Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Paraná sobre a implantação da Lei nº 12.244/2010 – via canal da ALEP.

A programação completa do 1º Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia D@ Bibliotecári@ pode ser conferida na página do Conselho Regional de Biblioteconomia – 9ª Região.

(FOTO: Arquivo COM/UEL).