Concurso de Contos da UEL divulga os 30 textos vencedores

Concurso faz parte das comemorações de aniversário de 50 anos da UEL.

Saiu o resultado do Concurso Literário de Contos da UEL promovido pelo Sistema de Bibliotecas. Foram selecionados 30 textos que irão compor o livro “Prêmio Literário de Contos da UEL 50 anos”. Durante a cerimônia de aniversário da Universidade, realizada na última quinta-feira (7), os seis primeiros colocados receberam premiação e tiveram seus contos expostos no saguão do Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Segundo Neide Maria Jardinette Zaninelli, diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, a produção do livro já está em andamento, com lançamento previsto para janeiro de 2022, em formato físico e virtual. O livro passou pela etapa de revisão, e o layout e a diagramação estão em fase de produção. A obra, segundo a diretora, terá entre 100 a 115 páginas.

Ainda dentro da programação comemorativa dos 50 anos da UEL, um evento será organizado para lançamento e entrega dos exemplares aos autores dos 30 contos selecionados, como parte da premiação. Para Neide, que está na Universidade há 40 anos, organizar o concurso foi uma forma de participar efetivamente dessas celebrações do aniversário da instituição. “Tenho orgulho de ser UEL, de fazer parte desta instituição desde 1981”, disse.

Seleção

O concurso recebeu 92 contos, de várias partes do país, como Florianópolis, Brasília, Recife, e cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. “A incumbência de organizar este concurso foi de grande responsabilidade, considerando a relevância do momento em que a Universidade celebra a sua história”, afirma Neide Zaninelli.

A comissão julgadora avaliou os aspectos que definem o texto literário, como estrutura, linguagem, expressividade, originalidade, abordagem ao tema e unidade temática. Participaram da comissão os professores do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH): Luiz Carlos Santos Simon, Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Ricardo Augusto de Lima, Sheila de Oliveira Lima e Sonia Vido Pascolati.

Os seis primeiros contos classificados estão disponíveis para acesso no site do Sistema de Bibliotecas e os demais serão divulgados no livro. Confira o nome dos contos e seus respectivos autores:

1Acervo digital inteligenteLuís Antônio Hangai
2Luta através do tempoRafaela Valentini Ortega Ruiz
3Um ano novo. Uma simples dorWilson José Couto
4Dias de luta e dias de glóriaFernando Fiorin
5AutoconhecimentoLucas Martins Pereira
6FilomenaAmanda Henriques Cavalheiro
7ComemoraçãoJosé Milton Bertoco
8Tudo que sei, aprendi aqui!Lucas Turino Silva
9Caminhando pelo PerobalMarilza Ribeiro
10Sob o PerobalAgnes Izumi Nagashima
11A viagem de PaolaLorena Pinto de Souza
12A história além do históricoDébora Rodrigues Rocha
13A sensação inexplicável de ser UELBruno Marcello da Silva Souza
14A redaçãoCatarina Franco Seco
15Apanhadora no Campo de CentelhasMauro Max
16Meu bemFrederico de Moura Theophilo Neto
17A guardiã do campusGerson Antonio Melatti
18Bonecos de barroDomingos Tortato
19Entre as sombras brilham as estrelasKamily Vitória da Silva Berthier
20Marcela, cansada pelas noites sem sono, abriu a correspondência e a leu em voz alta.Álefe Nícolas dos Santos de Carvalho
21Perobal, perobinhaVanira de Souza
22PerseguiçãoKaren Haruka Masuda
23Tem um tempoLeonardo Sitta Gaion
2450 anos de solidãoAnderson Alexandre Ferreira
25Corpo-universoBruno Natale Pasquarelli
26Da rua para o mundoNicoly Nunes Novaes Nardes
27Depois da meia noite na UELLeandro Avila
28O causo dos gatosAntônio Tíbor Leite Batista
29 O neto de Dona NegaArleide Gomes de Faria
30Minha história com a UELJuliana Kiyosen Nakayama
(Divulgação/BC)

Mais informações sobre o Concurso Literário de Contos da UEL estão na página do Sistema de Bibliotecas.