Estudantes de Design Gráfico vencem concurso de logotipo da ANFAVEA

publicado por

Agência UEL

Três estudantes do curso de Design Gráfico da UEL ficaram em 1º lugar no concurso do Novo Logotipo ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O concurso foi em nível nacional e a solenidade de premiação foi transmitida via Teams nesta segunda-feira (29) de manhã, com participação de representantes da entidade e das outras instituições finalistas (UFSC e PUC-PR). As alunas premiadas são do 4º ano: Júlia Carriça dos Santos, Marcela Gonçalves Balbo e Stefanie Costa Martins.

A ANFAVEA lançou um concurso, aberto aos cursos de Design, para a escolha de um novo logotipo, pois o atual completou 60 anos em 2021 e não combina mais com a entidade, que pediu que a nova imagem represente mobilidade, tecnologia, segurança, respeito ao meio ambiente e brasilidade, tudo com muita criatividade e habilidade gráfica. Assim, o pequeno calhambeque dará lugar a um logo mais contemporâneo, com cores e formas que remetem ao que foi solicitado, assim como movimento, dinamismo, velocidade e inteligência.

De acordo com a coordenadora do Colegiado do curso, professora Ana Luisa Cavalcante, a Associação informou sobre o concurso ao Colegiado, em setembro, para que fosse divulgado entre os alunos. Os interessados tiveram que se inscrever ainda em setembro e tiveram cerca de 5 semanas para enviar as propostas. Ana conta que houve vários interessados. “Tivemos até um aluno do 1º ano, Alex Shimada, que apresentou um projeto. No fim, venceu a proposta das meninas”, conta a professora.

Ideias complementares

Para Julia dos Santos, foi uma realização. Ela salienta o fato de que as três tinham ideias distintas, mas que se complementaram durante a elaboração do projeto. À medida que cada uma apresentava uma sugestão, a equipe ia enriquecendo a proposta. Marcela explicou que foram seguidos os passos habituais de um trabalho como este, como a pesquisa, para conhecer a ANFAVEA, seus conceitos, valores e dinâmica. “Queríamos saber a visão deles”, comenta. Já Stefanie explicou que, já pensando no logotipo, o grupo propôs uma imagem não figurativa e com mais linhas curvas, diferente do logo anterior, com mais ângulos e diagonais.

Para o professor Murilo Camargo, docente da disciplina de Identidade Visual e que deu aulas para as campeãs no seu segundo ano de graduação, elas fizeram um trabalho profissional. Pesquisaram, o que é a base de qualquer trabalho de Design, e conseguiram materializar as ideias, o que nem sempre é feito. “As meninas foram impecáveis”, afirma. Ana Luisa concorda. “Elas se destacam desde o início do curso e demonstraram um comportamento ético muito profissional”, completa.

Participaram da solenidade virtual também os professores Rogério Ghomes (Departamento de Design e Direção do CECA) e Ana Paula Perfetto (Chefe do Departamento de Design).