Livro escrito por professora da UEL destaca trabalho de encenador italiano

Livro escrito por professora da UEL destaca trabalho de encenador italiano

Obra inédita resgata os principais aspectos da carreira de Giorgio Strehler (1921-1997), um dos principais encenadores italianos do século XX.

Isabella Abrão*

Agência UEL


A professora Adriane Gomes, do Departamento de Teatro e Música, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da UEL, lança o livro “Giorgio Strehler – Tradição e Renovação no Teatro” (Editora Appris, 2022, 152 p). Trata-se da primeira publicação no país sobre as encenações teatrais de Giorgio Strehler, renomado encenador italiano que completou cem anos de nascimento em 2021.

A obra apresenta os principais aspectos da trajetória de Strehler. Aborda o resgate, a apropriação e a transformação de alguns dos procedimentos da tradição teatral em suas encenações. Giorgio Strehler (1921-1997) foi um dos principais encenadores da segunda metade do século XX e um dos fundadores do Piccolo Teatro di Milano, na Itália. O livro ainda analisa os recursos utilizados em três de suas encenações: “Arlequim Servidor de Dois Patrões”, “O Jardim das Cerejeiras” e “A Tempestade”.

Segundo Adriane, além da obra comemorar o centenário de Strehler, é uma homenagem aos artistas italianos e brasileiros que contribuíram com suas pesquisas. O livro é resultado de sua tese de doutorado em Arte da Cena, intitulada “Giorgio Strehler: apropriação e ressignificação de elementos da tradição teatral na formação do encenador”. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2017.

Lançamento – O livro “Giorgio Strehler – Tradição e Renovação no Teatro” será lançado no dia 13 de maio, às 18h, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL e no dia 19 de maio, às 20h, na Fundação Cultural Artística de Londrina (FUNCART). Durante os eventos, a professora fará uma breve apresentação sobre a obra e exibirá um vídeo com trechos das peças teatrais abordadas pela publicação. O livro poderá ser adquirido presencialmente e no site da Editora Appris, pelo valor de R$ 55,00.

Divulgação
Leia também