PPGCom-UEL recebe docente da USP Vladimir Safatle para aula inaugural nesta terça 

PPGCom-UEL recebe docente da USP Vladimir Safatle para aula inaugural nesta terça 

Em Londrina, Safatle irá ministrar a palestra "Reconstruir a crítica para um mundo de crises terminais", às 19h30, no Anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH).

A Universidade Estadual de Londrina recebe o filósofo Vladimir Safatle, convidado para a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), na noite desta terça-feira (9). Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Safatle é considerado um dos principais, se não o principal, intelectual da esquerda brasileira atualmente. A aula inaugural do PPGCom será às 19h30, no Anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Durante o evento, aberto à comunidade externa, haverá o lançamento do seu mais novo livro, “Alfabeto das Colisões: filosofia prática em modo crônico” (Editora Ubu, 2024).  

Composto por textos inéditos e colunas publicadas na Folha de São Paulo, jornal El País e na Revista Cult revisadas, o “Alfabeto das Colisões” expõe um novo diagnóstico crítico sobre os movimentos identificados com o campo da esquerda, os quais considera terem entrado em um colapso em todo o mundo. O autor defende que a esquerda mundial abriu mão do seu papel transformador para se tornar gestora de um já inexistente “centro democrático”, em paralelo à consolidação da extrema direita como força organizada capaz de mobilizar cidadãos comuns para provocar rupturas na sociedade. 

Em Londrina, Safatle irá ministrar a palestra “Reconstruir a crítica para um mundo de crises terminais”, onde abordará temas que atravessam a crise do capitalismo e que são considerados de extrema urgência desde o lançamento do seu livro “A esquerda que não teme dizer o seu nome” (Três estrelas), há 12 anos. Depois, vieram “O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo” (Cosac Naify), em 2015, e “Só mais um esforço” (Três Estrelas), em 2017. 

Professor, filósofo, músico e psicanalista, Vladimir Safatle coordena o Laboratório Interunidades de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP), ao lado dos docentes do Instituto de Psicologia da USP Christian Dunker e Nelson da Silva Jr. Nascido em Santiago, no Chile, desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. 

O evento conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Economia Política da Comunicação e Crise do Capitalismo (Cubo/UEL), vinculado ao CNPq, e da Livraria Olga.

SERVIÇO

O que: “Reconstruir a crítica para um mundo de crises terminais”, com Vladimir Safatle. 

Quando: Terça-feira, 9 de abril, às 19h30

Local: Anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Campus Universitário. 

Leia também