Revista Educação em Análise publica primeira edição de 2025
Revista Educação em Análise publica primeira edição de 2025
Periódico editado pelo Departamento de Educação da UEL reúne artigos, entrevistas e dossiê sobre processo didático.Ao fim do mês de janeiro foi publicada a primeira edição de 2025 da revista Educação em Análise. Em circulação há cerca de dez anos, a publicação integra os periódicos científicos da UEL e é publicada em conjunto com o Departamento de Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação (CECA). Reunindo quatro artigos, além de uma entrevista e um dossiê, a revista aborda, sobretudo, temas relacionados às ações afirmativas inseridas no ambiente didático.
Dentre os artigos publicados, figuram a lista debates sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na auditoria de recursos públicos para alimentação escolar e a interseção entre bioética e processos da pedagogia construtivista. Também constam reflexões sobre o percurso histórico do livro didático e sua relação com a indústria cultural, bem como análise sobre atribuições docentes e o controle do ofício de professoras primárias rurais em Londrina na década de 1960.
“Para que servem as escolas?” – É a partir desse questionamento que se baseia a entrevista concedida ao periódico pelo professor José Carlos Libâneo. Realizada pelo Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL) Luiz Gustavo Tiroli, e a professora do Departamento de Educação Adriana Regina de Jesus, a conversa explora questões pedagógicas no âmbito da formação de docentes e dos desafios educacionais diante de um contexto regido por transformações socioculturais e econômicas.
Durante a entrevista, o professor Libâneo, que ministrou a conferência de abertura da XX Semana da Educação (SEDU), realizada na UEL durante o mês de setembro de 2024, levanta questionamentos e reflexões sobre os objetivos do processo educativo quando inseridos no Século XXI. Ainda são discutidos os impactos do neoliberalismo no currículo escolar, as desigualdades sociais nas instituições e o papel destas na formação de indivíduos críticos e emancipados.
Sobre a pergunta inicial, o docente defende: “(…) elas são princípios que indicam uma orientação filosófica, concepções e valores que fundamentam a organização de um sistema educativo (…) elas expressam ideais que uma sociedade entende que deva introduzir e manter visando a educação de seus membros”, também mencionando sua influência na indução de políticas educacionais e curriculares definitivas em seu funcionamento e no trabalho dos professores.
Ainda compõe a revista Educação em Análise o dossiê “Entre formação acadêmica e a atuação política: o NEIAB na produção de Políticas Afirmativas na Universidade Estadual de Maringá-PR”.
Este e os demais textos da publicação podem ser acessados por meio deste endereço.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.