Mostra promovida pelo curso de Pedagogia evidencia mulheres que marcaram a história

Mostra promovida pelo curso de Pedagogia evidencia mulheres que marcaram a história

A mostra fica aberta ao público desta terça (18) até quinta-feira, das 8h20 às 22h.

O Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) recebe a Mostra sobre Mulheres que Fizeram História, promovida pelo Departamento de Educação, a partir desta terça (18) até quinta-feira. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada das 8h20 às 22h. A ação é realizada por estudantes do quarto ano do curso de Pedagogia e orientada pelos docentes dessa graduação. 

A mostra é baseada na Lei 14.986, de 25 de setembro de 2024, que altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para fazer com que estabelecimentos de ensino fundamental e médio incluam no currículo abordagens baseadas em perspectivas femininas. Esses conteúdos devem estar relacionados à história, às artes, às ciências e à cultura do Brasil e do mundo, buscando resgatar as contribuições de mulheres para diversas áreas da sociedade. A lei entra em vigor a partir deste ano e também instituiu a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, que deve ser realizada por escolas de educação básica na segunda semana de março. 

Segundo a professora do Departamento de Educação Martha Aparecida Santana Marcondes, a exposição é uma forma de divulgar essa nova lei, não só para os estudantes de Pedagogia, que vão trabalhar na educação básica, mas também para outras pessoas que circularem pelo CECA. Ela aponta que essa lei pode levar para a educação básica um conhecimento maior sobre mulheres influentes que foram esquecidas por muito tempo. Algumas das figuras que vão compor a mostra são a ativista brasileira Maria da Penha, a cientista polonesa Marie Curie e a pedagoga italiana Maria Montessori.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.