Série documental explora métodos de ensino de escolas não-convencionais 

Série documental explora métodos de ensino de escolas não-convencionais 

Estruturada em sete episódios, a série documental estreia no do dia 24 de abril, às 19h, no Cine Teatro Ouro Verde. 

Compartilhar métodos singulares de ensino adotados em escolas que se distanciam do modelo convencional de educação. Este é objetivo da série documental “Dispositivos Pedagógicos”, desenvolvida por pesquisadores da UEL, e cuja estreia será na noite de 24 de abril, às 19h, no Cine Teatro Ouro Verde. A entrada é gratuita, porém é necessário a apresentação do convite ou a inscrição no evento, disponível por meio deste endereço.

Estruturada em sete episódios, a série documental é fruto da pesquisa “Escolas não-convencionais: aprofundando o mapeamento e pesquisa teórica da inovação pedagógica”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Em cena, o resultado das investigações realizadas por três pesquisadores – Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Kelly Cebelia e Luís Mioto, quem assina a direção da obra audiovisual. 

Sandra Regina Ferreira de Oliveira é docente no PPEdu, Kelly Cebelia das Chagas Amaral é pesquisadora em Educação e Luís Henrique Mioto é cineasta, documentarista, cineclubista, professor de cinema e História. De acordo com eles, cada episódio explora o trabalho de campo desenvolvido em visitas às sete escolas, sendo seis brasileiras e uma argentina. “O que é possível aprendermos sobre seus métodos singulares de ensino? Como se ensina e como se aprende nessas escolas? Ou seja, quais são seus dispositivos pedagógicos?”. 

A fim de responder a estes questionamentos, um grupo de pesquisa – Lugares de Aprender – foi formado, conectando o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da parceria, o grupo percorreu as seguintes unidades educacionais: EMEF Pres. Campos Salles, Educandário Humberto de Campos, Instituto Tiê, Escola IEIJ, Comunidade de Aprendizagem do Paranoá, IFPR Jacarezinho, Escuela Jardin Fabulinus.  

(Arte: Sofia Cornwell).

“Dispositivos Pedagógicos” contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A equipe de produção contou com trilha sonora e som de Gabriel Kruczeveski, arte gráfica de Sofia Cornwell, legendas de Maria Sol Aranda, narração de Luiz Gustavo Escrivão Mubarack e a equipe de apoio foi formada por Kelly Cebelia das Chagas Amaral, Rebeca Purcaru, Silvana Muniz Guedes e Gracieli Maccari.   

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.