Visita técnica estreita laços acadêmicos entre a UEL e a Universidade Nacional da Costa Rica
Visita técnica estreita laços acadêmicos entre a UEL e a Universidade Nacional da Costa Rica
A visita foi realizada por Adriana Regina de Jesus, docente pelo Departamento de Educação, e do doutorando em Educação Luiz Gustavo Tiroli.A professora Adriana Regina de Jesus, vinculada ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UEL e o doutorando em Educação na universidade, Luiz Gustavo Tiroli, realizaram uma visita técnica à Universidade Nacional da Costa Rica (UNA) no dia 12 de maio. O objetivo principal foi conhecer os formatos dos programas de pós-graduação da instituição costarriquenha, fortalecer os laços acadêmicos entre as universidades e participar do XI Colóquio Latino-americano e Caribenho de Educação em Direitos Humanos.
Os visitantes foram recebidos pelo professor Michael Padilla Mora, coordenador do Mestrado em Pedagogia com ênfase no Desenvolvimento Integral e Cuidado na Primeira Infância e Diversidade de Processos Educacionais; pela professora Rita Arguedas, coordenadora do Mestrado em Educação; e pelo professor Marcelo Valverde Morales, coordenador do Mestrado em Direitos Humanos e Educação para a Paz.
Os representantes da UEL também apresentaram iniciativas desenvolvidas pela universidade. Um deles foi o projeto de pesquisa “Leitura e práticas pedagógicas na Escola da Infância em tempos de pandemia: ação docente para o ensino e a aprendizagem online e presencial”, apoiado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Durante o XI Colóquio Latino-americano e Caribenho de Educação em Direitos Humanos, apresentaram pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Os trabalhos acadêmicos apresentados foram “Currículo e formação de professores para a Educação em Direitos Humanos: Uma análise a partir do Observatório da Educação Básica Pública do Paraná como espaço formativo” e “Formação Docente para a Educação em Direitos Humanos no Brasil: Considerações a partir da Resolução CNE/CP nº 02/201”
Ademais, apresentaram o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação do Futuro, Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná, apoiado e financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA).

A visita abriu espaço para planejamento de futuras ações entre as universidades, como o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina com o Mestrado em Pedagogia em ênfase em Desenvolvimento Integral e Cuidado na Primeira Infância e Diversidade de Processos Educacionais, o Programa de Mestrado em Educação e o Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Educação para a Paz da Universidade Nacional da Costa Rica.
A troca de experiências internacional também serviu para que ambas as instituições tivessem acesso a diferentes abordagens pedagógicas e linhas de pesquisa, que potencialmente pode fortalecer a qualidade da formação acadêmica, além de fortalecer os laços interinstitucionais entre as universidades.

