Cursos de Comunicação da UEL batem recorde de finalistas em maior premiação da área
Cursos de Comunicação da UEL batem recorde de finalistas em maior premiação da área
A premiação é realizada dentro da programação do Intercom, o maior congresso de Comunicação da América Latina.Os alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade
Estadual de Londrina (UEL) atingiram um resultado histórico nesta semana, com o anúncio dos trabalhos finalistas do prêmio Expocom, maior premiação brasileira de trabalhos práticos em Comunicação. Ao todo, a Universidade conseguiu aprovar 30 trabalhos para o congresso da Região Sul, o melhor desempenho da história.
A premiação é realizada dentro da programação do Intercom, o maior congresso de
Comunicação da América Latina. São várias modalidades nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e internet, Produção Transdisciplinar e Cinema. Com 37 trabalhos indicados e 30 selecionados para a fase final, a UEL obteve seu melhor desempenho dos últimos anos, tendo mais de 80% de aprovação dos indicados.
Nos últimos quatro anos, a UEL vem conseguindo aumentar o número de trabalhos
finalistas, conforme destaca o coordenador da Universidade na premiação, o professor de Jornalismo Heron Heloy: “Quando assumi a função, em 2022, fizemos um trabalho de ambientar e conscientizar os alunos sobre o prêmio, uma vez que vínhamos de anos sem participar e a maioria nem conhecia. No primeiro ano (2022) tivemos nove finalistas, no ano seguinte 19, ano passado 25 e, neste ano, quebramos um recorde que já durava 12 anos, com 30 trabalhos finalistas. O que fizemos é histórico!”.
Para que esses números sejam possíveis, é feito um extenso trabalho de mapeamento do que foi produzido em sala de aula, TCCs e demais projetos com os orientadores. Um deles é o professor de Jornalismo Roberto Mancuzo, que conseguiu aprovação em quatro diferentes frentes. “Fiquei muito satisfeito com o resultado, pois é um reconhecimento do esforço dos alunos e do potencial do curso em produzir pesquisas e projetos de qualidade nas áreas do Jornalismo e da Comunicação. A competição em si estimula a criatividade, o rigor acadêmico e
a capacidade de trabalhar em equipe e isso é um aprendizado que extrapola a sala de aula. Apesar de ser novo aqui na UEL, percebi um entusiasmo muito grande dos alunos com o Expocom”.

Entusiasmo também é a palavra que resume o sentimento de Izabella Abade desde
que saiu o resultado de finalistas da premiação. Aluna com mais trabalhos, cinco no total, Abade, do terceiro ano de Jornalismo, comenta sobre a relação entre os trabalhos apresentados e sua formação. “O jornalismo é o meu sonho, desde antes da Universidade a comunicação sempre esteve enraizada em mim. Acredito que isso veio do meu pai que ficava encantado com a magia dos bastidores da televisão e, hoje, eu faço parte desse mundo. Para mim, a base do jornalismo é conhecer a história do outro e ter a oportunidade e a responsabilidade de contar, que é exatamente o que os cinco trabalhos têm em comum: essa essência de contar histórias que é própria da nossa profissão”.
Além dos 24 trabalhos de Jornalismo, também integram os finalistas seis produções do curso de Relações Públicas. Professora orientadora de cinco delas, Marcielly Moresco viverá uma “volta ao tempo”, uma vez que foi campeã do prêmio como estudante, exatamente na mesma Chapecó onde será realizada a edição deste ano: “É emocionante voltar à edição da Expocom nessa cidade, agora como professora e orientadora dos trabalhos. Refizemos a pesquisa de opinião pública sobre a segurança no Campus da UEL e agora ela foi finalista na mesma categoria que há 13 anos me consagrou campeã e me marcou como estudante. Ver nossas alunas representando a UEL onde um dia também estive é um orgulho imenso.”.
A professora também destaca a importância do trabalho bem-feito em sala de aula para obter resultados: “Acredito que essa alta taxa de trabalhos de RP finalistas na Expocom seja fruto de um trabalho consistente e com competência em sala de aula, que conecta estudo teórico, projetos práticos e muita pesquisa, tudo que constitui a própria profissão.”.
Um dos trabalhos orientados por Moresco é o da estudante do 4º Ano de Relações
Públicas, Julia Souza, que comenta a emoção de ser finalista pela primeira vez do prêmio: “Foi uma honra, quando eu abri e vi o e-mail da Intercom falando que eu tinha passado… é muito gratificante fazer parte deste processo todo. A gente já tá se organizando, cotando micro-ônibus e hospedagem pra irmos todos juntos, e claro, a expectativa é ganhar e trazer o prêmio para a UEL!”.
Intercom Sul e Expocom 2025
O Intercom Sul será realizado entre os dias 3 e 5 de julho, na Unochapecó, em
Chapecó, Santa Catarina. Os vencedores do prêmio Expocom Sul avançam à etapa nacional do prêmio, que este ano será realizada em setembro na cidade de Vitória, no Espírito Santo.