UEL sedia evento do II Festival Violões do Paraná nesta sexta (29)  

UEL sedia evento do II Festival Violões do Paraná nesta sexta (29)  

A apresentação será às 18h na Réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina, no Calçadão da UEL.

publicado por

Agência UEL


A Universidade Estadual de Londrina irá sediar um evento do II Festival Violões do Paraná (II Fevip) no final da tarde desta sexta-feira (29), reunindo alunos do professor Inácio Rabaioli, do curso de Música (CECA). A apresentação será às 18h na Réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina, no Calçadão da UEL. 

O Festival Violões do Paraná (FEVIP) é um evento interinstitucional idealizado e organizado por docentes de cinco instituições de ensino superior públicas (federais e estaduais): UNILA (Foz do Iguaçu), EMBAP-UNESPAR (Curitiba), UEL (Londrina), UEM (Maringá) e UEPG (Ponta Grossa). Trata-se de um Festival itinerante que tem como objetivo fomentar a cultura do violão no estado do Paraná e, ao mesmo tempo, difundir o trabalho desenvolvido pelos membros das instituições organizadoras. Sendo este um festival que nasce dentro das universidades paranaenses, visa-se também estreitar os laços entre discentes e docentes das instituições envolvidas, propiciando um momento de intensa interação durante o evento e abrindo caminho para futuros intercâmbios de perfil artístico e acadêmico.

O FEVIP preza pela diversidade de estilos musicais pertencentes tanto ao universo da música de concerto quanto da música popular. Essa característica, aliada ao seu caráter itinerante, permite que o evento se adapte às idiossincrasias da região que o recebe, destacando, quando pertinente, estilos que tenham maior relevância local. A programação conta com uma variedade de atividades que buscam posicionar o aluno ativo no centro do evento e, ao mesmo tempo, permitir que o evento dialogue com a comunidade local. As atividades incluem apresentações musicais, masterclasses, aulas em instituições de ensino básico da cidade-sede, música de câmara, a formação de uma orquestra de violões e a apresentação de pesquisas desenvolvidas nas instituições organizadoras. 

Ao criar um canal de comunicação e interação entre universidades paranaenses, o FEVIP busca potencializar a ação do ensino público de música na comunidade para assim celebrar a cultura do violão e, de forma mais abrangente, a riqueza da música.
Nesta edição, o FEVIP será sediado pela Universidade Estadual de Maringá entre os dias 3 e 7 de setembro, com apoio da Universidade Estadual de Maringá, SESC Maringá e SEMUC (Secretaria Municipal de Cultura de Maringá).

(Com informações da Assessoria de Comunicação da UNILA). 

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.