Estudante de Jornalismo está entre os 20 finalistas do “Profissão Repórter”
Estudante de Jornalismo está entre os 20 finalistas do “Profissão Repórter”
Reportagem de Yumi Aoki, aluna do 4º ano matutino, passou em primeira fase da seleção comandada pelo jornalista Caco Barcellos na Rede Globo.A Universidade Estadual de Londrina estará representada em uma importante seleção de novos talentos da Rede Globo. A estudante Yumi Santos Aoki, aluna do 4º ano matutino de Jornalismo (CECA), foi uma das vinte selecionadas do Brasil para o “Profissão Repórter Procura”, novo quadro do Fantástico, que irá acompanhar a jornada de novos talentos em busca de uma experiência no jornalismo da Rede Globo.
Para esta primeira etapa de seleção, estudantes de Jornalismo do país todo tinham de enviar uma reportagem de até dois minutos que trabalhasse o tema da cultura brasileira. Tendo isso em mente, Yumi montou seu material sobre a questão da cultura caipira, focando na linguagem e em nosso “erre caipira”, mais puxado e marca da nossa região. “Quando pensei na pauta, quis procurar algo local, um movimento cultural característico de Londrina. Foi aí que pensei em abordar o nosso ‘R’ puxado, o famoso sotaque caipira dos londrinenses e do interior do Paraná. Afinal, essa é a nossa identidade, e essa variação linguística é um dos elementos que mostram a riqueza da cultura brasileira”.

A estudante destaca também a alegria de saber que seu trabalho foi um dos melhores do país: “quando vi a mensagem da produção do Profissão Repórter, fiquei sem acreditar. Foi uma emoção tão grande que eu só conseguia pular de felicidade, literalmente, e comemorar. Até agora ainda não caiu a ficha. Não consigo acreditar que estou entre os 20 selecionados do Brasil! Como isso é possível? Estou em êxtase até agora, muito feliz e realizada só por ter passado para a fase de entrevista com o Caco Barcellos”.
Próxima fase
Agora, Aoki se prepara para a próxima fase da seleção, que será uma entrevista com o próprio Caco Barcellos, jornalista renomado da Rede Globo. Caso a estudante seja aprovada, ela será uma das seis do Brasil a fazer um treinamento de três semanas na Globo de São Paulo. Desta fase, sairá o selecionado final.
Yumi destacou também o papel da formação de qualidade da Universidade para conseguir se desenvolver na profissão. “A UEL, sem dúvidas, me deu a base para tudo o que sei fazer no Jornalismo. Os professores do Departamento de Comunicação também sempre foram essenciais, principalmente no incentivo para participarmos desse tipo de oportunidade.”
Uma curiosidade é que nossa cidade teve dois estudantes entre os vinte finais. Além de Yumi, o estudante Giovani Sella é pé-vermelho também. Apesar de nascido e criado em Londrina, Sella atualmente é estudante da UFPR, em Curitiba. Confira todos os selecionados aqui.




