UNATI/UEL retorna às atividades em programas na UEL FM e rede social

Primeiro programa irá ao ar nesta terça-feira (25), com o tema “UNATI na UEL: Memórias e perspectivas atuais”.

José de Arimathéia

Agência UEL

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) retorna às suas atividades na UEL após sete anos. Nesse momento de distanciamento social as atividades serão realizadas virtualmente, em programas mensais que ficarão hospedados na página da rede social do Projeto Tecer Idades – CONFIRA AQUI – e transmitidos pela UEL FM (109,7).

Os programas, no formato de “roda de conversa”, contarão com convidados idosos, profissionais, estudantes e comunidade em geral, que discutirão temas pertinentes à pessoa idosa e ao envelhecimento. O primeiro programa irá ao ar nesta terça-feira (25), terá como tema “UNATI na UEL: Memórias e perspectivas atuais” e contará com a participação das ex-coordenadoras da UNATI,  professoras Iolanda Lourenço Leite (aposentada do Departamento de Serviço Social/CESA) e Sandra da Cruz Perdigão Domiciano (Departamento de Serviço Social).

E ainda o atual coordenador, professor Denilson de Castro Teixeira (Departamento de Educação Física/CEFE) e, os colaboradores da UNATI nas edições anteriores e atual, professores Marcos Cabrera (Departamento de Clínica Médica/CCS), Maria Irene Pellegrino Souza (Departamento de Artes Visuais/CECA) e Clem Colito (aposentada do Departamento de Serviço Social/CESA). A mediação ficará a cargo do professor Reginaldo Moreira (Departamento de Comunicação/CECA)

Objetivos – A versão atual da UNATI tem como objetivo desenvolver ações interligadas que promovam envelhecimento ativo e saudável e a capacitação profissional na cidade Londrina e região, visando o compartilhamento de saberes, educação continuada intergeracional, estímulo à participação social do idoso, ao desenvolvimento da solidariedade e ao exercício da cidadania.

Segundo o coordenador da UNATI, a proposta atual é que não só o idoso venha até a Universidade, mas que a Universidade também vá até ele. “Para isso serão realizadas ações dentro e fora da UEL de forma remota e presencial (respeitando as condições sanitárias) mediante cursos de curta, média e longa duração, palestras, oficinas, rodas de conversa e programas de rádio e TV”, explica.

A equipe da UNATI conta com a participação de professores e estudantes das áreas de Artes Visuais, Comunicação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Letras e Medicina. A integração de novos profissionais – servidores da UEL, profissionais das áreas já participantes ou não – tem fluxo contínuo, portanto, os interessados devem entrar em contato com o professor Denilson Teixeira pelo e-mail denict@uel.br.