Live abre comemorações dos 50 anos do Curso de Educação Física

O Curso de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), comemora 50 anos de existência em 2021.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

O Curso de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), celebra 50 anos de existência em 2021. Em comemoração, professores ligados ao Núcleo de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (NEFEL) realizam, a partir do dia 3 de dezembro, uma série de encontros para debater o início do curso na UEL, a pesquisa no âmbito da área e outros temas de interesse. Para participar do bate-papo não há necessidade de inscrição. O evento será transmitido pelo Canal do NEFEL no Youtube, das 19h15 às 21h.

A primeira live do Ciclo de Bate-Papo terá como tema “50 anos do Curso de Educação Física da UEL”. Segundo a coordenadora do NEFEL e professora do Departamento de Educação Física, Morgana Claudia da Silva, participarão do encontro representantes da “primeira geração” de professores, estudantes e servidores da Universidade, que vão contar aos jovens estudantes de hoje como eram os tempos de antigamente.

“Teremos a participação do professor João Borges, que lecionou na primeira turma do curso, em 1972, assim como dos hoje professores Angela Marçal e Dartagnan Guedes, na época estudantes do curso. Outro convidado será o servidor Teodosio Silva, hoje no Hospital Universitário, mas que na época participou da construção do curso”, ressaltou a professora.

O Ciclo de Bate-Papo terá sua segunda edição após o retorno das aulas presenciais dos estudantes, que ocorrerá em 24 de janeiro. “Nossa intenção é fazer um encontro por mês a partir de fevereiro até outubro. Vamos falar da importâncias dos programas de Pós-Graduação, a chegada dos programas de Mestrado e Doutorado, entre outros temas.”

Livro, documentário e fotolivro

Além do Ciclo de Bate Papo, o NEFEL também planeja o lançamento de três produtos em comemoração às cinco décadas de existência do curso: um livro, um documentário e um fotolivro. As produções contarão a história do curso com algumas fontes-chave, importantes para a implantação e desenvolvimento das atividades na UEL.

O livro e o documentário contarão a trajetória do curso até agora, com a participação de professores, servidores e estudantes que construíram o curso ao longo das cinco décadas. Os materiais estarão sob responsabilidade dos coordenadores do NEFEL, Antonio Geraldo e Morgana Silva. Já o fotolivro será produzido pelos professores Marival Mazzeo e Ronaldo José Nascimento e vai reunir imagens de acervos impressos sobre a história do curso. Todos os três materiais têm previsão de lançamento para o ano de 2022, durante as comemorações.