Pista de Atletismo recebe mais de R$ 3 milhões em obras de aprimoramento

Além da construção de uma arquibancada, pista deverá ganhar torre de controle e almoxarifado, o que vai elevar o padrão técnico da estrutura.

A UEL conseguiu a liberação de recursos da ordem de R$ 3,3 milhões para obras complementares que serão realizadas na Pista de Atletismo do Centro de Educação Física (Cefe). O dinheiro é proveniente de um Termo de Execução Descentralizada do orçamento 2023 do Governo Estadual, via Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para obras de infraestrutura e apoio ao desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Extensão relacionadas ao esporte de alto rendimento. O complexo da pista tem quase 20 mil m², contendo oito raias para provas certificadas.

Além da construção de uma arquibancada, a pista deverá ganhar uma torre de controle e um almoxarifado, elevando o padrão técnico da estrutura, homologada atualmente pela Confederação Brasileira de Atletismo como Classe II, tendo a prerrogativa de receber competições nacionais e internacionais.

A expectativa é de que o processo licitatório seja concluído até o final do ano, com as obras sendo iniciadas imediatamente a partir da contratação da empresa. Dos R$ 3,3 milhões, cerca de R$ 1,7 milhão são do Fundo Paraná, dotação orçamentária administrada pela Seti para o fomento científico e tecnológico. O restante, R$ 1,6 milhão, é proveniente do Ministério do Esporte e da Caixa Econômica Federal, um saldo da obra de reforma da pista, entregue em 2018.

Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, os recursos vão beneficiar atletas e, também, professores e estudantes do curso de Educação Física que desenvolverão atividades de Pesquisa e Extensão. Nos valores repassados, via dotação orçamentária da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), há previsão de R$ 33,5 mil que deverão custear bolsas de estudos para acadêmicos desenvolverem projetos relacionados ao atletismo de alto rendimento, aproveitando a infraestrutura existente.

De acordo com a reitora, os recursos do governo foram liberados a partir da apresentação de um amplo projeto desenvolvido pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que levantou custos e considerou as demandas de estudantes, professores e o potencial de apoio à comunidade externa. A partir deste levantamento, a Administração da UEL levou a solicitação à Seti, que aprovou o projeto. O Termo de Execução Descentralizada foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 23 de maio.

Para o diretor do Cefe, Orlando Mendes Fogaça Júnior, a construção da arquibancada, torre de controle e almoxarifado representam o projeto do complexo da pista de atletismo na sua totalidade. O diretor reitera a importância da finalização da obra para a intensificação dos diversos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão já desenvolvidos.

Projeto de instalação de arquibancada, torre de controle e almoxarifado. Entorno da pista será reformado (Divulgação).

Projeto

Além da infraestrutura que será complementada, os recursos garantirão que 20 estudantes de graduação e de pós-graduação do curso de Educação Física da UEL participem de um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão avaliando a equipe Londrina Atletismo, que realiza o treinamento na pista do Cefe. O objetivo é beneficiar os atletas de alto rendimento, capacitando os estudantes.

Segundo o coordenador do projeto, professor Hélio Serassuelo Junior, do Departamento de Ciência do Esporte, a iniciativa deverá integrar Ensino, Pesquisa e Extensão ao mesmo tempo em que trará informações importantes para melhorar a performance de jovens atletas. As atividades consistem na coleta e comparação de indicadores de saúde física e mental. Outro foco do projeto é qualificar estudantes em uma das atividades esportivas que atraí cada vez mais interessados. O atletismo possui 42 modalidades atualmente, sendo 28 olímpicas disputadas nas categorias masculina e feminina.