Cefe reativa piscinas e retoma projetos e aulas de natação

Atividades voltam após troca de bombas de aquecimento. Local também foi pintado e reformado, com recursos do Fundo Paraná e Seti.

O Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) da UEL está retomando as atividades realizadas nas piscinas cobertas após a instalação de novos aquecedores. Dentre as atividades que serão retomadas, está a prática de natação por crianças e adolescentes de baixa renda diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e até elevado grau de comprometimento motor e cognitivo em decorrência de alterações neurológicas permanentes – Paralisia Cerebral (PC). Também vão ser retomadas as atividades acadêmicas com estudantes de graduação e pós-graduação da UEL e as aulas de hidroginástica e natação ofertadas pelo Programa de Atividade Física (Nafi) à comunidade externa.

Conforme o diretor do Centro de Educação Física e Esportes, professor Orlando Mendes, os dois novos aquecedores foram adquiridos com recursos do Fundo Paraná, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), captados por meio de um dos projetos de pesquisa desenvolvidos no centro. Ele também destaca que o local recebeu nova pintura e melhorias no acabamento a partir do trabalho dos funcionários da Prefeitura do Campus Universitário (PCU).

Por meio do projeto de pesquisa “Natação Para Todos – Pesquisa sobre a influência da prática da natação em indicadores da saúde física e mental de jovens com deficiência”, estruturado com apoio das pró-reitorias de Planejamento (Proplan) e de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), a UEL captou R$ 288,1 mil. O montante foi investido na aquisição das bombas de troca de calor (aquecedores) e em equipamentos como bobinas que estavam bastante defasadas. Toda a estrutura foi construída há pelo menos 40 anos, de modo que grandes investimentos eram necessários há bastante tempo, destaca o diretor.

A docente Márcia Greguol é coordenadora do projeto Natação Para Todos, criado em 2007. (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Coordenadora do projeto, a professora do Departamento de Educação Física Márcia Greguol informa que parte do valor também será destinado à formação de recursos humanos e na aquisição de equipamentos para viabilizar a pesquisa. “Foram previstas três bolsas para estudantes de graduação e a compra de diversos materiais”, conta.

No comando do projeto desde o seu surgimento, em 2007, ela destaca que as aulas de natação ofertadas pela UEL são, muitas vezes, os únicos momentos de lazer, prática esportiva e diversão vivenciados pelas crianças e adolescentes. O foco, destaca a docente, é atender aos casos mais graves uma vez que a demanda é maior do que a capacidade de atendimento, avalia.

“Devemos retornar às atividades com algo em torno de 45 a 50 crianças nos três horários e o objetivo do projeto de pesquisa é avaliar o impacto da prática de natação em alguns indicadores da saúde física e mental destes jovens. Pretendemos fazer essa coleta de dados ao longo dos três anos do projeto”, explica a coordenadora do projeto.

Estudantes de graduação retomaram os mergulhos na tarde desta terça-feira (10).

As aulas de natação serão retomadas na manhã do dia 17 de outubro, momento que promete ser de muita emoção para as famílias das crianças e jovens atendidos. Sempre às terças-feiras, das 9h às 10h e das 13h às 14h, e nas quintas-feiras, das 13h às 14h, serão desenvolvidas atividades voltadas ao ganho de massa muscular e condicionamento físico e ao melhoramento da capacidade respiratória, benefícios amplamente conhecidos da natação.

Quem também poderá retomar o trabalho nas piscinas cobertas é a professora e atleta Larissa Bobroff Daros, coordenadora do colegiado de Educação Física. Ela esteve no local nesta semana e, assim como o professor Luís Alberto Garcia Freitas, confessou estar feliz e emocionada com a resolução desta demanda importante do Cefe. A diretoria do Centro de Educação Física e Esportes da UEL ainda acompanha o desenrolar de outras demandas, como a marcação do campo de futebol e adequações no ginásio poliesportivo.

Nafi

Já no dia 23 de outubro terão início as aulas de hidroginástica e natação para a comunidade externa da UEL. Conforme a coordenadoria, as inscrições poderão ser realizadas entre às 14h e 17h desta segunda-feira (16) pessoalmente na secretaria do Nafi, no Centro de Educação Física e Esportes. Mais informações sobre as modalidades ofertadas, horários e valores podem ser consultadas na página do programa.