OEA oferta bolsa de estudos internacional para pós-graduandos
OEA oferta bolsa de estudos internacional para pós-graduandos
O prazo para inscrição, mediante upload da documentação completa, encerra-se em 22 de março próximo.A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou edital que permite estudantes brasileiros matriculados ou interessados em se tornarem estudantes de mestrado ou doutorado em universidades de outros países do continente se candidatem a bolsas de estudos. O prazo para inscrição, mediante upload da documentação completa, encerra-se em 22 de março próximo.
No processo de seleção deste ano, os bolsistas poderão candidatar-se a cursos em tempo integral, exceto para as áreas de Ciências Médicas e de aprendizagem de idiomas, realizados de maneira presencial, virtual ou mista. De acordo com a OEA, será dada preferência à solicitação de bolsas para estudos a distância.
O valor máximo da bolsa é de USD 10.000,00/ano, benefício que poderá ser utilizado para custear bilhete aéreo, matrícula/tarifas, compra de livros, ajuda de custo, seguro médico e/ou gastos administrativos.
Como de praxe, na primeira fase da seleção, a pedido da OEA, três candidatos serão pré-selecionados pela Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores. A escolha final por somente um desses três nomes, porém, é prerrogativa da OEA.
As inscrições podem ser realizadas por meio deste endereço. Os interessados deverão preencher o formulário e fazer o “upload” da documentação no sistema online da OEA. Após essa primeira etapa, o candidato deverá enviar, para o endereço eletrônico “dce@itamaraty.gov.br“, até 21 de março de 2025, versões escaneadas do formulário de inscrição datado e assinado, das duas cartas de recomendação e dos demais documentos (diploma, certificados de notas, comprovante de matrícula ou carta de admissão, curriculum vitae de até duas páginas e identidade oficial). O título da mensagem deverá dizer “Candidatura OEA 2025”.
Recomenda-se aos candidatos o preenchimento do formulário de inscrição no idioma em que pretendem estudar. Os demais documentos podem estar em qualquer dos idiomas oficiais da Organização, inclusive português.
A OEA prevê a divulgação do resultado final em junho de 2025 neste endereço. Recomenda-se aos interessados consulta às informações procedimentais disponíveis no portal do Ministério das Relações Exteriores e no portal da Organização dos Estados Americanos.