Universidade entrega oficialmente obras complementares da Pista de Atletismo
Universidade entrega oficialmente obras complementares da Pista de Atletismo
As obras complementares que incluem arquibancada, torre de controle, iluminação e almoxarifado foram entregues oficialmente nesta quarta.Depois de um esforço concentrado para aditamento de contratos e negociações com agentes públicos do estado e da União, o Centro de Educação Física (CEFE) da UEL passa a contar oficialmente com a Pista de Atletismo completa e equipada, dentro do padrão técnico Classe II, com prerrogativa para receber competições nacionais e sul-americanas. As obras complementares que incluem arquibancada, torre de controle, iluminação e almoxarifado foram entregues oficialmente nesta quarta-feira (9) pela manhã, durante cerimônia que reuniu autoridades, representantes da Confederação Brasileira de Atletismo e da Secretaria do Estado do Esporte. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos da Universidade, sendo a primeira obra a ser entregue no ano.
A Pista do CEFE foi inaugurada em 2018, substituindo o antigo equipamento para a prática de atletismo. Posteriormente, em 2023 a Universidade conseguiu aprovar um termo para a chamada modernização da pista, que incluía obras e equipamentos complementares – torre, almoxarifado e arquibancada com estacionamento.

Outra benfeitoria entregue nesta quarta foi o novo sistema de iluminação que recebeu substituição de toda a fiação elétrica e novas lâmpadas Led. Essas mudanças garantirão qualidade para aulas e atividades acadêmicas, treinos e provas oficiais no período noturno.
Segundo o Secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, professor Aldo Bona, a pista com infraestrutura completa representa um equipamento que pode atender políticas públicas na área do esporte, beneficiando atletas, equipes, além da comunidade universitária que terá um equipamento de qualidade para aulas e atividades acadêmicas.
Para a reitora da UEL, Marta Favaro, a entrega da pista completa representa o resultado de um esforço coletivo de professores do CEFE, gestores da Universidade, além de representantes dos governos estadual e federal. “Creio que é a união de forças que pode potencializar as nossas atividades”, definiu.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, elogiou a entrega do novo equipamento com toda a infraestrutura e disse que a pista de atletismo representa a maior sala de aula da Universidade. Ele foi reeleito para a presidência da CBAt no mês passado e deverá comandar o próximo ciclo olímpico, até os Jogos de Los Angeles em 2028.

Em seu pronunciamento, o presidente lembrou que é de Londrina, tendo sido atleta de alto rendimento na modalidade de arremesso de peso. Os treinos foram feitos na pista do CEFE da UEL. Wlamir Campos integrou as seleções brasileiras de base e foi bicampeão sul-americano juvenil nos anos de 1987 e 1988.
Há 25 anos a UEL mantém um convênio com o projeto Londrina Atletismo. Atualmente, a pista é utilizada para aulas e projetos acadêmicos desenvolvidos no CEFE e também para o treinamento e provas oficiais da equipe local.
Participaram da cerimônia de inauguração o Secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; a deputada federal, Luiza Canziani; o diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos; o vice-reitor da UEL, Airton Petris; o diretor da Fundação de Esporte de Londrina, Felipe Prochet; e o diretor do CEFE, professor Orlando Fogaça Junior. Também participaram da cerimônia os professores Helio Serassuelo Junior e o Pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, ex-diretores do CEFE, além dos professores aposentados, Luiz Cláudio Reeberg Stanganelli e Marival Antonio Mazzio.
