Novo curso de especialização EaD da UEL vai ofertar 150 vagas

Novo curso de especialização EaD da UEL vai ofertar 150 vagas

O curso terá duração de três semestres com carga horária total de 390 horas, e início no segundo semestre de 2025.

O curso de especialização EaD em Atividade Física e Saúde: da Atenção Primária ao Atendimento Hospitalar foi lançado oficialmente na sexta-feira (11) durante o I Simpósio Atividade Física na Atenção à Saúde, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento reuniu mais de 600 inscritos em todo o país e foi acompanhado de forma presencial, no anfiteatro do Cesa, e online com transmissão ao vivo.

A Chefe do Departamento de Educação Física da UEL e coordenadora geral do simpósio, Karina Elaine de Souza Silva, destacou que a nova especialização vai oferecer formação continuada de qualidade aos profissionais da área. “O curso promovido pela UEL por meio do programa Capes-UAB [Universidade Aberta do Brasil] e Nead/UEL [Núcleo de Educação a Distância] vai ofertar 150 vagas gratuitas”, comemorou no discurso de abertura do evento.

O I Simpósio Atividade Física na Atenção à Saúde, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e reuniu mais de 600 inscritos. (Foto: divulgação NEAD).

A primeira turma da pós-graduação deve iniciar as atividades já no segundo semestre. O curso na modalidade a distância terá duração de três semestres com carga horária total de 390 horas. As disciplinas estão organizadas em três módulos: Fundamentos e Promoção da Saúde na Atenção Primária, Cuidados na Atenção Primária e Cuidados na Atenção Hospitalar. Poderão participar profissionais graduados em Educação Física que atuam ou que desejam atuar no campo da saúde.

O coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil na UEL, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, lembrou a importância do trabalho conjunto entre o Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da UEL e o Nead/UEL para viabilizar a nova especialização.

“O lançamento do curso reforça a parceria que nós já temos com o Centro de Educação Física da UEL. Agora nós ampliamos a oferta de cursos de qualidade com essa especialização que é de grande relevância para a formação de quadros técnicos nos mais diferentes níveis da sociedade paranaense”, afirmou Vieira.

A pós-graduação EaD, assim como todos os cursos a distância da UEL, possui atividades presenciais obrigatórias que devem ser realizadas nos polos de apoio definidos no momento da inscrição.

Os critérios de seleção dos estudantes e os municípios que ofertarão a especialização por meio dos polos UAB serão detalhados no edital que será publicado em breve no site oficial do Núcleo de Educação a Distância da UEL.

EaD na UEL

O Núcleo de Educação a Distância da UEL completou 16 anos de atividades no mês de abril. Nesse período, diversos cursos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão foram lançados com o objetivo de descentralizar a formação de qualidade.

Os cursos EaD são viabilizados por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Ministério da Educação. O programa do governo federal busca qualificar professores da educação básica, gestores municipais e estaduais e fomentar o desenvolvimento dos municípios.

Atualmente, a UEL oferece duas graduações a distância (Licenciatura em Computação e Tecnologia em Gestão Pública) e duas pós-graduações (Tecnologias de Informática na Educação e Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Uma nova turma da especialização em Ensino de Inglês para Crianças deve começar as atividades em breve. Novos cursos serão implementados de forma gradual em 2025 e 2026.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.