CEFE inaugura escola gratuita de futebol feminino e masculino para crianças e jovens
CEFE inaugura escola gratuita de futebol feminino e masculino para crianças e jovens
Aulas serão realizadas aos sábados, das 9h às 10h30, no campo de futebol do CEFEO Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) inaugurou, na manhã do último sábado (19), as atividades da Profut, escola gratuita de futebol feminino e masculino para crianças e jovens de 11 a 14 anos. Sob supervisão dos professores Julio Costa e Edirley Guimarães, da graduação em Educação Física, as aulas serão realizadas aos sábados, das 9h às 10h30, no campo de futebol do CEFE, no Campus Universitário.
Um dos idealizadores, Costa, com graduação, mestrado e doutorado pela universidade, participou de projetos de futebol do CEFE durante a juventude e sempre desejou retomar o trabalho com a modalidade, em caso de retorno à instituição. “É um projeto pessoal, mas também é um projeto institucional porque a universidade busca transferir esse conhecimento prático para a comunidade externa”, detalha o educador.
A iniciativa compõe projeto de extensão da área, possibilitando o trabalho dos estudantes da graduação com a iniciação esportiva feminina e masculina. “Isso nos exige aprender e entender como podemos formar um treino que seja, no mínimo, inclusivo para ambos”, argumenta Luiz Eduardo Oliveira, estudante do 1º ano de Educação Física e convidado a participar da Profut.
O projeto também observará as atividades dos futuros craques em caráter de estudo científico, com acompanhamento e análise do desenvolvimento, crescimento e evolução dos alunos. Segundo o docente, o foco das ações será a inclusão, principalmente, das meninas no futebol, considerando o engajamento cada vez maior do público na prática e consumo do esporte e as carências de atendimento e estudos científicos sobre seu desempenho. “O próximo passo é que tenhamos um projeto de pesquisa que busque entender fatores atrelados ao crescimento e ao desenvolvimento das meninas, já que isso é carente na literatura atual”, explica o docente. Além disso, entre os objetivos da Profut, está a montagem de times com, no mínimo, 23 jogadores para a disputa de competições externas à universidade em três categorias (sub-11, sub-13 e sub-14), com expectativa de contemplar até 100 adolescentes nas aulas.
Na abertura dos trabalhos, a equipe recebeu alunos e familiares com um café e procurou construir um ambiente favorável para que as crianças superassem a timidez e entrassem, de vez, “em campo”. Segundo os presentes, o saldo do primeiro dia de atividades foi positivo e animador. “Ficamos contentes com a empolgação deles durante e após o treino e principalmente dos pais. Recebemos muitos elogios e esse feedback mostrou a nós que estamos iniciando um projeto sério, organizado e inclusivo”, afirma. Além do graduando, também participam do projeto os alunos Emanuelle Ferreira, João Leandro Silva, Kézia Nunes, Luís Fernando Ferreira, Luiz Fernando Castro, Marcela Ricci, Rafael Henrique Yogi e Sibely Royer.

(Foto: acervo pessoal).
Inscrições
A Profut ainda está com as inscrições abertas para novos talentos londrinenses do futebol. Os pais interessados na matrícula de seus filhos podem preencher o formulário de inscrição disponível na bio do perfil do projeto no Instagram. Em caso de dúvidas, os responsáveis devem entrar em contato no WhatsApp com os estudantes Luiz Eduardo (43 99692-6140), Marcela Ricci (43 99995-8894) e Kézia Nunes (71 98219-9840), integrantes da coordenação pedagógica da escola.
*Estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social