Projeto de extensão promove aulões de espanhol gratuitos
Projeto de extensão promove aulões de espanhol gratuitos
Os aulões ocorrerão nos dias 04, 11 e 18 de outubro e visam ajudar na preparação dos vestibulandos para a prova de conhecimentos gerais, que será realizada no dia 26A prova de Conhecimentos Gerais incluída no Vestibular UEL 2026 será realizada no dia 26 de outubro e incluirá questões sobre 12 áreas diversas, incluindo língua estrangeira (espanhol ou inglês). A partir desta perspectiva, o projeto de extensão “Espanhol no Vestibular: Apoio Didático e Pedagógico ao Ensino de Língua Espanhola no CEPV-UEL” realizará aulões gratuitos de espanhol. Coordenado pela professora Laura Marques, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, a iniciativa promove os aulões a partir do dia 4 de outubro, no prédio do Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV-UEL).
As questões em espanhol somam até 36 pontos na prova, e a equipe especializada dos aulões trabalhará diretamente com as competências exigidas na avaliação discursiva. Entre elas estão: localizar e interpretar informações, identificar a ideia principal, distinguir fatos de opiniões, compreender a organização e a argumentação dos textos, fazer inferências, analisar recursos linguísticos e culturais, além de desenvolver estratégias para interpretar tanto textos verbais quanto não verbais.
As aulas estão divididas em três datas: 04/10 (sábado) das 14 às 18h, com a instrutora Luana Lopes (que estará presente nos outros dois aulões) e os colaboradores Mateus Henrique e Ingrid Tortola. No dia 11, com a colaboração de Priscila Rabello e Lorenzo Ferreira, o aulão será realizado das 14h às 15h40. Igor Carreira e Samuel Patricio serão os colaboradores do terceiro e último aulão, que será realizado no dia 18, das 14h às 15h40.
“A participação da comunidade é essencial, pois fortalece o vínculo entre a Universidade e a sociedade, amplia o alcance das ações e assegura a continuidade de projetos que democratizam o acesso ao conhecimento. Além disso, ao participar, os estudantes e suas famílias valorizam e incentivam iniciativas que promovem a formação cidadã, o compromisso social e a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, acrescenta a coordenadora do projeto de extensão.
Projeto
Em 2019, quando estava no terceiro ano da graduação em Letras Espanhol na Universidade, Marques passou pelo processo seletivo e começou a ministrar aulas de espanhol no CEPV-UEL, experiência que, segundo ela, foi determinante para a idealização do projeto. “A proposta surgiu em março de 2025, durante uma reunião de departamento, na qual discutíamos a relevância de desenvolvermos projetos que contemplassem os três pilares que sustentam a tríade indissociável da universidade e da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. A partir dessa reflexão, comecei a pensar em como poderia contribuir”, explica a professora.
Atualmente com 22 colaboradores, sendo 20 estudantes de graduação e dois membros externos pós-graduados, o projeto também promove simulados para colocar em prática o espanhol desenvolvido pelos vestibulandos que fazem o cursinho preparatório para o Vestibular da UEL.
A oportunidade de aprimorar o seu espanhol para a prova de conhecimentos gerais é gratuita e mais informações podem ser encontradas tanto no perfil oficial do projeto no Instagram quanto em seu site oficial.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)
