Evento do CESA traz debate sobre comando político-jurídico e Constituição

Objetivo é disseminar o conhecimentos nas áreas de filosofia política e jurídica e Direito Constitucional.

O XI Diálogos Filosóficos Jurídicos será realizado nesta semana, no dias 13 e 14, com o tema “O comando político-jurídico da Constituição”. O objetivo do seminário é disseminar o conhecimento nas áreas de filosofia política e jurídica e Direito Constitucional. Estão envolvidos no evento o Departamento de Direito Público, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), o Mestrado em Direito Negocial, as especializações em  Direito do Estado, Filosofia Política & Jurídica e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

A programação começa nesta sexta-feira (13), às 19 horas, com a abertura do evento, na modalidade virtual. Às 19h30, tem início a mesa-redonda “O comando político-jurídico da Constituição”, com a apresentação do professor João Luiz Martins Esteves, da UEL. A mediação é do professor Clodomiro José Bannwart Júnior (UEL). Participam como debatedores os professores Rogério Dutra, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Luiz Henrique Cademartori, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Fábio Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Elvi Miguel Cenci (UEL).

Após a mesa-redonda, às 22 horas, será realizado o lançamento da segunda edição do livro “O comando político-jurídico da Constituição: ideologia e vinculação hermenêutica, de autoria do professor João Luiz Martins Esteves, editado pela Lumen Juris. A programação segue no sábado, às 8 horas, com a palestra “Supremacia da Constituição ou supremacia dos Tribunais?”, com o professor Claudio Ladeira, da UFSC). Às 10 horas, está programada a palestra “A sociedade aberta dos Intérpretes da Constituição de 1988”, com o professor Mateus Bertoncini, da UNICuritiba. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (12) – AQUI.