2° Seminário Internacional de Direito começa nesta quarta (17) com foco no Direito pós-pandemia

2° Seminário Internacional de Direito começa nesta quarta (17) com foco no Direito pós-pandemia

Evento será online e contará com a participação de profissionais de diversos países. Inscrições seguem até quarta às 22h50.

Meire Sebastião*

Agência UEL


O Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Negocial promove, entre esta quarta (17) e sexta-feira (19), o 2° Seminário Internacional com foco no Direito no pós-pandemia. O evento será online, com transmissão pelo YouTube, e contará com a participação de profissionais de diversos países. As inscrições seguem até esta quarta, às 22h50, e podem ser realizadas neste link

Coordenado pela professora Rita Tarifa Espolador, do Departamento de Direito Privado, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), o evento tem como objetivo promover discussões sobre os reflexos da pandemia da Covid-19 no cenário mundial. O público-alvo são estudantes de Direito da graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de profissionais da área.

“É um seminário que pretende integrar pesquisadores de renome nacionais e estrangeiros em diferentes áreas do Direito, a fim de discutir questões jurídicas contemporâneas no contexto da ‘pós-pandemia’. Para tanto, dividimos as discussões em várias mesas, por temática, visando reflexões dos palestrantes convidados, com a moderação de docentes da UEL”, explica Espolador.

Programação

A abertura do evento será no dia 17, das 19h às 20h, com uma palestra feita por Thaís Paschoal, pelo argentino Francisco Verbic e pela paraguaia María Britez. 

Para o dia 18, está programada a mesa de Direito do Estado, das 14h às 15h30, com participação de Friedmann Wendpap, Jorge Luiz Fontoura e do espanhol Ánton Lois Fernandez. Às 16h, haverá a mesa de Direito Empresarial, comandada por Ana Frazão e Amanda Flávio de Oliveira. Em seguida, às 18h30, tem a mesa de Direito das Famílias, com Conrado Paulino da Rosa, Jussara Ferreira e Dóris Guilard. A última mesa da noite será sobre “Meios alternativos para resolução de conflitos”, que contará com a uruguaia Jenifer Álvaro Borges, a argentina Eleonora Vallet e a portuguesa Dulce Nascimento. 

O último dia de evento terá início com a mesa de Direito Civil, às 14h, sob comando de Bruno Miragem e dos portugueses Mário Frota e Rosa Martins. Às 16h, está agendada a mesa de Direito Internacional, com Raphael Carvalho de Vasconcelos e o uruguaio Juan Manuel Rivero Godoy. A mesa de Direito Ambiental, comandada pela argentina Melinda Lis Maldonado, será às 18h30. O encerramento do evento será às 20h15, com a mesa de Direito Penal, com participação de Juarez Tavares e Rosmar Rodrigues de Alencar.

*Estagiária na COM/UEL.

Leia também