Centro de Inovação do Comércio seleciona novos bolsistas de Iniciação Científica (IC)

Centro de Inovação do Comércio seleciona novos bolsistas de Iniciação Científica (IC)

Serão selecionados oito graduandos de várias áreas. Reunião na última sexta (10) contou com representantes da Prefeitura e órgãos municipais.

Primeiro centro do País voltado ao desenvolvimento operacional e tecnológico dos pequenos e médios comerciantes, o Centro de Inovação do Comércio (CIC) de Londrina abriu, nesta segunda-feira (13), um novo edital para seleção de bolsistas de Iniciação Científica (IC). Até o momento, quatro bolsistas de IC, dos cursos de Administração, Secretariado Executivo, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, já foram selecionados para atuarem no CIC, além de outro bolsista técnico e um bolsista pesquisador, totalizando seis bolsistas. Agora, serão oferecidas mais oito bolsas de IC, o que significa que o Centro deve contar em breve com 14 bolsistas, nas várias modalidades.

O CIC vai atuar como um grande aliado do setor do comércio na cidade, promovendo capacitações e assessorando em diversas áreas, além de fomentar soluções inovadoras para uma série de demandas conjuntas. A UEL esteve representada desde o início da elaboração do projeto e selou mais um passo na efetivação do Centro em reunião na última sexta-feira (10), que contou com a participação de órgãos da cidade e da Administração Municipal.

“Agora, vamos selecionar os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Jornalismo e Relações Públicas”, afirmou a coordenadora do programa e professora do Departamento de Administração (Cesa), Marli Verni. Ela também é representante da UEL na Governança de Inovação do Comércio de Londrina, ao lado do professor João Luiz Gilberto de Carvalho, que conduziu a apresentação do CIC na reunião.

Na reunião, a reitora da UEL, Marta Favaro, revelou bastante otimismo com o início das atividades, o que deve ocorrer em breve. “Se pudermos perceber que as pesquisas desenvolvidas aqui na Universidade surtiram efeito no crescimento da renda dos comerciantes, isso é fazer a diferença na vida das pessoas nos diferentes espaços. Se fizermos isso bem feito, na consolidação dessa rede, estaremos cumprindo o nosso papel”, avaliou Marta.

Expectativa 

A reunião de trabalho contou com a presença do presidente do Sincoval, Ovhanes Gava; do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; da executiva de contas do Centro de Inovação do Comércio, Renata Keilhold Selotto; da consultora do Sebrae Alessandra de Almeida; da gerente do Senac Amanda Marconi; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da UEL, Silvia Meletti; do pró-reitor de Planejamento (Proplan), Sérgio Carlos de Carvalho, e de alunos bolsistas. 

“Eu e o Fabrício (Bianchi, gerente do Sebrae) estamos muito ansiosos para ver os comerciantes usufruindo de tudo isso. Temos a clareza de que o ecossistema de Londrina está aberto para testar o que vocês estão pesquisando e validando. Então, que o Centro sirva como um laboratório a céu aberto. Queremos agradecer enquanto instituição à UEL e estamos muito orgulhosos”, destacou a consultora do Sebrae de Londrina, Alessandra de Almeida. 

No mesmo sentido, a Executiva do CIC, Renata Seletto, destacou que o local terá um papel muito importante, servindo como um local onde os comerciantes do segmento varejista possam se sentir representados. “O Centro de inovação precisa ser possível e palpável para o pequeno comerciante, um local que ele possa ser recebido e ter representação”, diz. 

O CIC vai contar com uma loja conceito, espaços para incubadoras, salas de reuniões e treinamentos, café e um coworking. O pontapé inicial foi dado a partir da liberação dos recursos oriundos de uma emenda parlamentar, proposta pela deputada federal Luisa Canziani.

Leia também