NDPH resgata a história do Paraná em exposição de mapas

NDPH resgata a história do Paraná em exposição de mapas

Durante a exposição, que vai até 3 de novembro, Núcleo oferecerá ao público a oportunidade de explorar a evolução do estado ao longo dos anos.

A partir desta terça-feira (10), a comunidade londrinense vai ter a oportunidade de mergulhar na história do estado com a abertura da Exposição Mapas Históricos do Paraná. A exposição é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Cesa) da UEL e pretende contribuir para estimular reflexões acerca da formação do Estado do Paraná, no 170º aniversário de emancipação.

O conjunto de mapas históricos apresentados durante o evento, no Saguão do Anfiteatro do Cesa, fazem parte do Projeto Sesquicentenário (de cento e cinquenta anos) do Paraná, proposto inicialmente pelas secretarias estaduais da Educação do Paraná (Seed) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). Um dos objetivos do projeto é contribuir para a valorização dos estudos do Paraná por meio da realização de cursos, exposições e a disponibilização de material didático aos professores que atuam nas escolas da rede pública estadual que ofertam o Ensino Fundamental e Médio.

Divulgação.
Divulgação.

Para a realização da exposição Mapas Históricos do Paraná, foram analisados materiais bibliográficos disponibilizados por acervos do Museu Paranaense, da Secretaria de Estado da Cultura, do Museu Ferroviário, da Biblioteca Pública do Paraná e de particulares. O resultado é uma seleção de mapas que contam a história do estado de maneira visual e profunda.

A exposição se estenderá até o dia 3 de novembro, com apresentações, painéis temáticos e seleções de imagens e textos relacionados à história do estado. A exposição também pode ser acessada por meio da rede social BeHance.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também