Da UEL a Stanford: egresso divide experiências com graduandos em Direito

Pedro Henrique Arcain Riccetto falou a graduandos do segundo ano matutino sobre os desafios de uma carreira internacional.

O Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) recebe, nos dias 25 e 26 de janeiro, um visitante que vem levando o nome da Universidade Estadual de Londrina para as salas de aula de uma das mais importantes universidades do mundo, merecendo títulos como o de Embaixador do Município, conforme decisão da própria Prefeitura Municipal de Londrina (PML). Ao longo de duas manhãs, estudantes da graduação em Direito puderam trocar experiências com o egresso Pedro Henrique Arcain Riccetto, pós-doutor em Governo pela Universidade de Harvard (Estados Unidos), em Direito pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e docente na Faculdade de Direito da Universidade de Stanford (Estados Unidos).

Aproveitando o período de férias com a família em Londrina, Pedro Henrique falou para turmas do primeiro e segundo ano matutino sobre os desafios de uma carreira internacional. A troca de experiências, conta o egresso, também incluiu aspectos da vida pessoal, além de dicas importantes para a consolidação de uma trajetória profissional a partir da graduação. “Tentei conversar com os alunos sobre coisas que eu gostaria de ter escutado durante a faculdade”, diz. O jovem pesquisador já havia conversado com os estudantes no ano passado.

Após ter concluído a graduação, o londrinense ingressou no mestrado em Direito Negocial da UEL, passando pelo doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi neste momento que as oportunidades internacionais surgiram, com o doutorado sanduíche na Universidades de Harvard, Oxford e Yale (Estados Unidos).

Durante a aula, o professor compartilhou experiências com graduandos do segundo ano do curso (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Questionado sobre quais são os seus próximos objetivos, ele conta que deseja retornar ao Brasil para colaborar com o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social. “Eu fiz Direito e o meu interesse está sempre relacionado à boa prestação do serviço público para o cidadão. Quero ver o Brasil com o melhor serviço público para o cidadão e isso passa por criar uma estrutura de decisão baseada em evidências e uma cultura de dados. Acredito que o Brasil tem muito potencial e com os processos corretos e capacitação chegaremos lá logo”, avalia.

Com apenas 31 anos e residindo na Inglaterra, o jovem egresso da UEL conversou com os estudantes durante a disciplina “Direitos das Obrigações e Contratos”, ministrada pela professora Daniela Braga Paiano, do Departamento de Direito Privado da UEL. O encontro contou com as presenças dos docentes Rita de Cássia Spolador e Clodomiro Bannwart, e do chefe de Departamento de Direito Privado, Cláudio César Machado Moreno.

Professor foi recepcionado por representantes da administração da Universidade.