Professor faz um retrato das sociedades a partir da política e linguagem

Nunca estivemos tão próximos da aniquilação do humano e de outras espécies. E hoje somos capazes de destruir o planeta mais rapidamente: mísseis, guerra biológica, energia nuclear. Ao mesmo tempo, nunca tivemos tantas ferramentas para aproximar as pessoas no Planeta.  Palavras do professor da Universidade Federal Fluminense, Gilvan Luiz Hansen, que esteve na UEL recentemente […]

Nunca estivemos tão próximos da aniquilação do humano e de outras espécies. E hoje somos capazes de destruir o planeta mais rapidamente: mísseis, guerra biológica, energia nuclear. Ao mesmo tempo, nunca tivemos tantas ferramentas para aproximar as pessoas no Planeta.  Palavras do professor da Universidade Federal Fluminense, Gilvan Luiz Hansen, que esteve na UEL recentemente para participar de um seminário. O jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da UEL José de Arimathéia fez uma entrevista com ele. O primeiro trecho da conversa você ouve aqui.

Na segunda parte da entrevista do jornalista José de Arimathéia com o professor Gilvan Hansen, que já foi docente da UEL, uma reflexão sobre as mudanças que as redes sociais provocam nos nossos discursos e atos. Hoje temos mais acesso a um mundo de informações, mas não significa que estamos mais inteligentes. Um processo crescente de ignorância e dogmatismo tem tomado conta de espaços, países e pessoas, analisa Hansen. Confira aqui: