Equipe de Arbitragem da UEL participa de competição de Direito e Tecnologia

Equipe de Arbitragem da UEL participa de competição de Direito e Tecnologia

A simulação de procedimentos arbitrais faz parte da CoDiTech Moot, evento que reúne universitários de todo o País.

Para debater temas que relacionam o Direito e a Tecnologia, a Equipe de Arbitragem da UEL (ArbUEL), formada por estudantes do curso de Direito, participou da “III Competição de Direito, Tecnologia e Arbitragem” (CoDiTech Moot). O evento é promovido pela organização Lawgorithm e foi realizado entre os dias 6 e 9 de fevereiro, na Universidade de São Paulo (USP). Nessa modalidade, as equipes participam de simulações de procedimentos arbitrais, em que devem debater sobre casos jurídicos fictícios. Na CoDiTech, são discutidos tópicos como Inteligência Artificial, proteção de dados e direito de imagem. 

Os estudantes Yasmin Alves, Frederico Faissola, Julia Rosa e Rafaella Gomes foram os oradores da ArbUEL na edição deste ano. Também fizeram parte da equipe os pesquisadores Anna Clara Pera, Igor Souza, Paola Gaspareto, Júlia Baroli, Larissa Vallim, Sabryna Ramada, Anna Sophia Calabria, Helena Amaral, Erika dos Santos, Nagela Recher, Maria Gabriela Calimerio, Luiza Netto, Heloá Tavares, Amanda Kamaura e Geovana Pavanelli; as treinadoras Kamylla Berto, Larissa Zanin e Nathalia Manfio e a professora orientadora Patricia Ayub da Costa.  

A professora Patricia Ayub da Costa aponta a integração entre a graduação e a pós-graduação na ArbUEL. (Foto: Arquivo pessoal)

A professora destaca a participação de alunos de mestrado e doutorado em Direito Negocial na preparação dos oradores e aponta para a integração da graduação com a pós-graduação. Desde 2016, a equipe participa de competições acadêmicas de arbitragem como essa e foi campeã da II CoDiTech, realizada em 2024. 

A equipe da instituição alcançou o quarto lugar na competição. Quanto ao desempenho individual dos participantes, a estudante Rafaella Gomes ficou em primeiro lugar entre os oradores, Julia Rosa ficou em 13º e Yasmin Alves ficou em 18º. 

O evento é promovido pela organização Lawgorithm e foi realizado entre os dias 6 e 9 de fevereiro, na Universidade de São Paulo (USP). (Foto: arquivo pessoal).

As outras equipes participantes foram a Universidade Federal da Bahia (UFBA); a Liga Legal Hackers Mackenzie; a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FDRP-USP); o Grupo de Estudos de Direito Digital (GEDD); a Universidade de São Paulo (USP); a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Na CoDiTech, são discutidos tópicos como Inteligência Artificial, proteção de dados e direito de imagem. (Foto: arquivo pessoal).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.