Conferência debate enfrentamento ao feminicídio e à violência contra mulheres nos territórios

Conferência debate enfrentamento ao feminicídio e à violência contra mulheres nos territórios

A Conferência Livre é um espaço previsto na legislação como mecanismo de participação popular e controle social

No próximo sábado (5), o Néias – Observatório de Feminicídios de Londrina promove a Conferência Livre “Mulheres, territórios e violências: enfrentando o feminicídio e a violência nos corpos das mulheres”, em parceria com a Frente Feminista de Londrina e a Rede Feminista de Saúde – Núcleo Paraná. O evento será realizado na Sala de Eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL, das 9h às 13h.

A Conferência Livre é um espaço previsto na legislação como mecanismo de participação popular e controle social, permitindo que organizações da sociedade civil contribuam com a formulação de políticas públicas a partir das realidades locais. As propostas debatidas podem ser encaminhadas às Conferências Estaduais e Nacionais de Políticas para as Mulheres.

“A ideia é pensar esse instrumento como uma pirâmide, que começa na base, com escuta e proposições nos territórios, e segue até a formulação de políticas nacionais que retornem em forma de ações locais”, explica Martha Ramírez Gálvez, antropóloga, presidenta do Néias e docente do curso de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL.

Durante o evento, também serão eleitas delegadas que levarão as discussões locais para a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná, que será realizada de 5 a 7 de agosto de 2025, na cidade de Foz do Iguaçu, com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”. Na Conferência Municipal, realizada no último dia 23 de junho com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, seis delegadas foram escolhidas: quatro da sociedade civil e duas do poder público.

Para se inscrever gratuitamente na Conferência Livre, basta preencher o formulário disponível no link.

Participação e protagonismo das mulheres

A proposta da Conferência é dar visibilidade às diferentes formas de violência que atingem as mulheres nos territórios e promover o protagonismo feminino nas decisões públicas.

“Historicamente, somos afastadas dos espaços de decisão. A Conferência Livre é uma ferramenta concreta de escuta e participação popular das mulheres, onde podemos expressar nossas lutas e necessidades”, afirma Meire Moreno, integrante do Néias e representante da Frente Feminista de Londrina.

Conferência Livre “Mulheres, territórios e violências”

Acolhida e credenciamento;9h
Abertura e apresentação dos objetivos da conferência;9h15
Painéis Temáticos:
Violência obstétrica – Thayla Krik, graduada em Enfermagem e residente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família
• Feminicídios – Meire Moreno, doutoranda em Sociologia e integrante do Néias – Observatório de Feminicídios de Londrina
• Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres – Mariluce Santos, assistente social e coordenadora da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres de Londrina (SMPM/PML);
9h30
Debate e elaboração de propostas;10h15
Plenária final: aprovação de propostas; 11h30
Eleição de delegadas; 12h
Encerramento. 13h

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Neias – Observatório de Feminicídios de Londrina).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.