Está endividado? Um projeto de extensão pode te ajudar
Está endividado? Um projeto de extensão pode te ajudar
O projeto do Departamento de Economia da Universidade, está no processo de formação de uma nova turma para o segundo semestreO dia sete de setembro, além de ser o dia da Independência do Brasil, é também o último dia em que você pode conquistar sua independência financeira, através do Projeto de Extensão “Caminhos Para a Liberdade Financeira: apoio à comunidade londrinense no combate ao endividamento pessoal e familiar”. Coordenado pela professora Sandra Lima, a iniciativa do Departamento de Economia da UEL aceita inscrições até domingo (7).
Segundo a pesquisa conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 80% das famílias brasileiras possuem dívidas a vencer, e 12% dessas dívidas são consideradas insolventes, ou seja, não conseguirão ser pagas. Um dos meios que a população londrinense tem de fugir dessa situação é o projeto coordenado por Lima.
No primeiro semestre, estudantes dos cursos de Economia, Administração, Direito e História participaram do projeto, atualmente em processo de transição para dar início às atividades previstas para o atual período acadêmico. “Neste segundo semestre iniciaremos as atividades com cursos on-line sobre finanças pessoais, que deverão ser realizados pelos alunos e estou planejando ainda, apresentar a estudantes do ensino médio a importância sobre estudos, empregabilidade e gerenciamento de finanças pessoais”, explica Sandra.
Atividades
Quando recém integrado, o participante é instruído para ter uma compreensão maior de sua dívida através de cursos online gratuitos para encontrar uma alternativa para sanar suas pendências. O projeto também direciona seus participantes a pesquisar sobre o tema através de livros, canais no YouTube especializados no assunto e influenciadores que possuem conhecimento econômico e de finanças pessoais. “É muito importante estar atento às informações corretas sobre contas pessoais e investimentos para evitar golpes financeiros”, acrescenta.
O projeto também serve como um meio de autorreflexão sobre o comportamento financeiro que os estudantes possuem, como dito pela professora. “Os estudantes relataram que passaram a observar o seu comportamento financeiro e verificaram que realizam muitas vezes compras por impulso, que em grande parte das vezes é de bens ou serviços desnecessários”, expõe. Além da educação financeira, o projeto também incentiva seus participantes a fazer aplicações visando a própria aposentadoria, não se restringindo apenas à estabilidade financeira momentânea.
No primeiro semestre de 2025, após realizarem os cursos e pesquisas, os 33 participantes foram distribuídos em seis grupos diferentes, para instruir seu público por meio de um perfil no Instagram. No final do semestre, os participantes auxiliaram durante um determinado período, uma pessoa de sua escolha, colocando em prática o que aprenderam no projeto. “Os estudantes acompanharam durante um mês os gastos de uma pessoa próxima, elaboraram um relatório de composição dos gastos e sugeriram quais contas esta pessoa pode reduzir para direcionar estes valores para poupança e investimentos em aplicações financeiras”, relata Sandra.
O prazo para inscrições se estende até o dia 7 de setembro. O interessado deve mandar um e-mail para splima@uel.br com nome, série, curso e número de matrícula.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)