Violência contra crianças e adolescentes é foco de Encontro nesta terça (21)

Violência contra crianças e adolescentes é foco de Encontro nesta terça (21)

O evento é aberto e visa reunir estudantes e profissionais para a reflexão sobre as estratégias e os desafios referentes às violências contra crianças e adolescentes

O “1º Encontro Interdisciplinar Sobre Enfrentamento à Violência Contra Adolescentes: do ECA ao fluxo municipal”, será realizado na terça-feira (21), das 8h às 12h, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). O evento é aberto à comunidade externa e visa reunir estudantes e profissionais para a reflexão sobre as estratégias e os desafios no enfrentamento às violências sofridas por crianças e adolescentes, tendo Londrina como foco.

A proposta surgiu a partir da atuação conjunta entre o Comitê de Gestão Colegiada e a Universidade, que identificaram a necessidade de aproximar os futuros profissionais das práticas da rede de proteção local. “É sempre muito oportuno os estudantes participarem de eventos, movimentos sociais e atos que tragam temas relacionados ao cotidiano profissional, pois permitem ao aluno uma aproximação com o real que permeia a prática cotidiana da profissão. Esse evento específico contribui para uma formação de excelência, uma vez que vai trazer uma qualificação importante para a formação no sentido que discute sobre direitos das crianças e adolescentes e apresenta os caminhos para a efetivação deles. Sendo ainda mais relevante nesse momento que, com os cortes na política de assistência social em Londrina, muitos serviços a crianças e adolescentes estão com previsão de fechar, deixando de garantir direitos a essa parcela da população”, descreve a professora do Curso de Serviço Social, Ana Patrícia Pires.

O Encontro propõe integrar ensino, prática e rede de proteção, para aproximar os estudantes das áreas de Serviço Social, Psicologia, Direito, Enfermagem, Pedagogia e afins do fluxo municipal de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, fortalecendo o compromisso com a Proteção Integral. A programação inclui a abertura institucional, uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Rede de Proteção, duas mesas temáticas e um momento final de debate e integração com os participantes.

Após a abertura, a palestra “ECA e a Rede de Proteção: fundamentos e desafios para a garantia de direitos” será ministrada por Silvia Alapanian, que é integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Já a Conselheira Tutelar Izabela Aranega Fabiano de Almeida, será a coordenadora da primeira mesa temática do evento, intitulada “Conselho Tutelar: portas de entrada e articulação com a rede”. Antecedendo o debate, a mesa temática “Fluxo Municipal de Proteção de Crianças e Adolescentes de Londrina: na revelação espontânea à notificação na perspectiva da Lei 13.431/2017” terá a coordenação do psicólogo da Defensoria Pública, Fábio Eiji Sato.

“Discutir o tema a partir da experiência londrinense permite que os estudantes compreendam como a legislação se concretiza na prática, conhecendo um modelo local de atuação que valoriza o acolhimento, a escuta qualificada e a proteção integral de crianças e adolescentes. Essa abordagem aproxima a formação acadêmica da realidade dos serviços e fortalece o compromisso ético e técnico dos futuros profissionais com a defesa dos direitos da infância e adolescência”, acrescenta Sato.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.