Fazenda Escola recebe equipamentos para dosagem de remédios

A Fazenda Escola da UEL recebeu dois equipamentos que serão usados nas unidades de ensino e de pesquisa em avicultura e suinocultura. Os equipamentos (Dosatak) são uma doação da empresa Kobra Indústria e Tecnologia, que atua em Londrina desde 1997.  Os equipamentos vão atender estudantes dos cursos de graduação e da pós-graduação de três cursos: Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia. A doação foi articulada pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Equipamento será instalado no setor de avicultura de corte (Divulgação/Fazenda Escola)

Conforme o professor Caio Abércio da Silva, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), os equipamentos consistem em um dosador que dispensa o medicamento e outros líquidos pela água, na quantidade e no período específico para tratamento ou outra finalidade. “Os animais passam a receber a quantidade exata de produto que você deseja veicular pela água”, destaca o professor. Além da doação, a empresa se comprometeu a dar o suporte técnico para a instalação e a utilização dos equipamentos.

O professor afirma que um equipamento será instalado no setor de avicultura de corte. O outro vai funcionar na unidade de suinocultura, no setor de creche, crescimento e terminação. Caio Abércio da Silva afirma que a dispensa de produtos via água tem ganhado muito espaço na produção de aves e de suínos, garantindo resultados satisfatórios. Para ele, os equipamentos serão muito úteis no processo de ensino e de aprendizagem. Confira o áudio.

Caio Abércio da Silva destaca que o uso dos equipamentos na Universidade abre espaço para a realização de testes de produtos, a partir da dispensa pela água, condição que não havia na Universidade. “As granjas têm usado cada vez mais [o dispensador de produto via água], é importante a gente ter esse acesso e poder agora – com os equipamentos doados – fazer os experimentos que poderão ser desenhados”.

O professor Alexandre Oba, também do Departamento de Zootecnia do CCA, ressalta a importância dessa doação para a Fazenda Escola. “Essa parceria vai beneficiar a graduação e a pós-graduação, visto que envolverá os alunos nos trabalhos de pesquisa”, afirma ele. “Essa doação inicial mostra o interesse da empresa Kobra em ter a UEL como parceira nas atividades de desenvolvimento de produtos, patentes e na formação de recursos humanos”.

Parceria – Segundo a direção da empresa, o Dosatak é o primeiro equipamento, produzido no Brasil, de dosagem de líquidos volumétrico e proporcional acionado com a força da água. “Esse sistema faz a sucção do líquido a ser dosado, sua diluição em água e injeção na rede hidráulica de forma precisa e automática, sem a necessidade de energia elétrica”, afirma a empresa.

Para a direção da Kobra Indústria e Tecnologia, a UEL é uma das principais universidades do Brasil e destaca-se em pesquisas do setor agropecuário e sempre foi almejada uma parceria com a Instituição. “A empresa espera que os dois equipamentos Dosatak doados ajudem os alunos e pesquisadores a se aprimorarem e a desenvolver cada vez mais o setor no Brasil, formando cada vez mais profissionais inovadores e capazes”.