UEL amplia número de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

UEL amplia número de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

Oito áreas do conhecimento foram contempladas com bolsas. Também foram divulgadas a concessão de 122 bolsas de inclusão social.

José de Arimathéia

Agência UEL


A UEL ampliou o número de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Araucária. O aumento é resultado da boa avaliação da Universidade na avaliação bienal do CNPq e anual da Fundação. É importante ressaltar que as oito áreas do conhecimento foram contempladas com bolsas – Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

 As bolsas de IC são de três tipos. A UEL recebeu 249 concedidas pelo CNPq, e aqui vale destacar a nota obtida pela Universidade: 9.17. A Fundação Araucária concedeu 167 bolsas, 7 a mais do que na última avaliação. Foram concedidas ainda 25 bolsas do CNPq para ações afirmativas, destinadas a estudantes cotistas.

Quanto às bolsas de Iniciação Tecnológica, o CNPq concedeu 34 bolsas, bem mais do que as 25 da última avaliação. A Fundação Araucária concedeu 11, que complementam os projetos contemplados.

IC Júnior – O CNPq concedeu também 52 bolsas de Iniciação Científica Júnior, destinadas a estudantes do Ensino Médio. Aqui também houve ampliação – eram 49 anteriormente. Finalmente, a Fundação Araucária divulgou nesta quarta-feira (5) a concessão de 122 bolsas de inclusão, que vão para projetos não só da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), mas também para a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Na avaliação do professor Eduardo José de Almeida Araujo, Diretor de Pesquisa da PROPPG, é necessário salientar que, no atual cenário da sociedade brasileira e mesmo mundial, o investimento em pesquisa e Ciência é muito positivo e importante.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

Construção Civil

Pesquisa avalia conforto e eficiência energética em habitações do Minha Casa Minha Vida

Com o objetivo de aprimorar a qualidade das moradias populares no Brasil, pesquisadores da UEL estão à frente de um projeto de pesquisa que surgiu em 2024, coordenado nacionalmente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e investiga padrões de habitação em diferentes regiões […]


Formação

Oficina promove integração entre Educação Ambiental e Geografia da Infância por meio de contação de histórias

A proposta é promover uma vivência voltada à formação de estudantes de Pedagogia, incentivando o desenvolvimento de leitores desde a primeira infância


Saúde

Pesquisadora vence prêmio internacional com apresentação sobre DPOC e sedentarismo

Thais Tofoli, recebeu no dia 30 de setembro o prêmio internacional ERS Science Slam 2025, promovido pela European Respiratory Society (ERS). A conquista reconhece jovens pesquisadores que se destacam ao comunicar ciência de forma acessível, criativa e inovadora.


Ciência da Informação

Iniciativa combate carência de leitura em escolas com ferramenta de conteúdo digital

Projeto de extensão desenvolvido no Departamento de Ciência da Informação busca incentivar a leitura levando conteúdo atualizado de livros, vídeos, áudios e ilustrações a estudantes de escolas que não contam com acesso a bibliotecas e à internet de qualidade. O projeto parte da mais absoluta simplicidade para cumprir a lei 12.244/20210 e a lei 13.696/2018, […]