UEL amplia número de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica
UEL amplia número de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica
Oito áreas do conhecimento foram contempladas com bolsas. Também foram divulgadas a concessão de 122 bolsas de inclusão social.A UEL ampliou o número de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Araucária. O aumento é resultado da boa avaliação da Universidade na avaliação bienal do CNPq e anual da Fundação. É importante ressaltar que as oito áreas do conhecimento foram contempladas com bolsas – Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
As bolsas de IC são de três tipos. A UEL recebeu 249 concedidas pelo CNPq, e aqui vale destacar a nota obtida pela Universidade: 9.17. A Fundação Araucária concedeu 167 bolsas, 7 a mais do que na última avaliação. Foram concedidas ainda 25 bolsas do CNPq para ações afirmativas, destinadas a estudantes cotistas.
Quanto às bolsas de Iniciação Tecnológica, o CNPq concedeu 34 bolsas, bem mais do que as 25 da última avaliação. A Fundação Araucária concedeu 11, que complementam os projetos contemplados.
IC Júnior – O CNPq concedeu também 52 bolsas de Iniciação Científica Júnior, destinadas a estudantes do Ensino Médio. Aqui também houve ampliação – eram 49 anteriormente. Finalmente, a Fundação Araucária divulgou nesta quarta-feira (5) a concessão de 122 bolsas de inclusão, que vão para projetos não só da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), mas também para a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).
Na avaliação do professor Eduardo José de Almeida Araujo, Diretor de Pesquisa da PROPPG, é necessário salientar que, no atual cenário da sociedade brasileira e mesmo mundial, o investimento em pesquisa e Ciência é muito positivo e importante.