Edição 2020 do Pint of Science será online e voltado à COVID-19

Londrina participa pela terceira vez, e aqui o evento começa às 19 horas. A versão nacional ocorrerá simultaneamente em 73 cidades de todas as regiões do Brasil.

Este ano, o Pint of Science, festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes, foi parar na tela do computador, por causa da pandemia da COVID-19. A programação online está marcada para os dias 8, 9 e 10 de setembro.

O Pint Brasil Online terá uma edição nacional e local. Londrina participa pela terceira vez, e aqui o evento começa às 19 horas. A versão nacional ocorrerá simultaneamente em 73 cidades de todas as regiões do Brasil e terá início a partir das 20 horas, com a participação de cientistas e divulgadores científicos renomados. Além do Brasil, outros dez países realizam o evento.

(Divulgação)

Para o coordenador geral do evento, professor Eduardo Inocente Jussiani (Departamento de Física) do Centro de Ciências Exatas (CCE), apesar das dificuldades impostas pelas condições atuais, há muito o que celebrar. “Mesmo não sendo possível realizar o evento presencial, não podíamos deixar de celebrar as descobertas científicas, de aproximar a comunidade londrinense dos cientistas locais que ajudam a gerar conhecimento”, afirma o físico.

O professor Eduardo explica que a programação da cidade está toda voltada à COVID-19 e os efeitos de pandemias como esta sobre a Humanidade, em suas mais diversas dimensões: energia, saúde e higiene, trabalho, entre outras.

Programação – No dia 8, o tema será “Mais Ciência, por favor!”, com os convidados Irinea de Lourdes Batista (Física) e Eduardo José de Almeida Araújo (Biologia). O link é  Mais Ciência, por favor!.

No dia 9, o tema será “Eu, robô! Como a evolução das baterias moldaram nossas rotinas”, com Alexandre Urbano (Física) e Hernando Borges Neves Filho (Psicologia) – CONFIRA.

No dia 10, “A culpa foi do morcego? Como as pandemias afetam a Humanidade”, com três convidados: Juliane Ribeiro (Veterinária), Mathias Roberto Loch (Educação Física) e Sonia Regina Vargas Mansano (Psicologia). Para participar, acesse – AQUI.

Realização – O evento é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Londrina e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antigo IAPAR), e com o patrocínio da cervejaria Amadeus. O Pint of Science ocorreu pela primeira vez no Brasil em 2015, em São Carlos (SP).

Confira mais informações – AQUI.